• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Mestrado Acadêmico em Administração
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Os sistemas de recomendação como instrumento para atingir mercados de nicho

Thumbnail
View/Open
Dissertacao Antonio Regis Nodari.pdf (1.497Mb)
Date
2014-05-20
Author
Nodari, Antonio Regis
Orientador
Mueller, Antony Peter
Metadata
Show full item record
Abstract
O objetivo deste trabalho é estudar o efeito dos sistemas de recomendação em um site de vinhos, verificando se os resultados estão de acordo com a teoria long tail. Esta proposição prevê que em mercados online, os produtos de nicho podem representar uma parcela significativa do resultado de uma empresa. Uma das formas de explorar estas fontes de receitas é pelo uso adequado de sistemas de recomendação que auxiliem o consumidor a encontrar o que deseja. Neste trabalho são efetuados dois estudos de caso, o primeiro utiliza o coeficiente Gini para comparar a distribuição das vendas de duas empresas, sendo uma delas de comércio eletrônico, o segundo estudo de caso seleciona quatro tipos de sistemas de recomendação e compara seus desempenhos na sugestão de vinhos. Os resultados indicam que ocorre um comportamento do tipo long tail nas vendas da loja virtual e que os sistemas de recomendação baseados nos gostos de outras pessoas são os preferidos.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/301
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Administração [316]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV