As sete dimensões da gestão do conhecimento das empresas de material plástico do Rio Grande do Sul
Date
2017-09-29Author
Bertollo, Diego Luís
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
Show full item recordAbstract
As organizações são compostas por sistemas que abrangem diversas variáveis, as quais podem ser denominadas de dimensões. Estas dimensões têm como objetivo compreender o funcionamento e a complexidade que as organizações possuem. Assim sob este ponto de vista, segundo Terra (2005), as sete dimensões do conhecimento englobam: (D1) Estratégia e alta administração; (D2) Cultura Organizacional; (D3) Estrutura Organizacional; (D4) Políticas e práticas para a administração de Recursos Humanos; (D5) Sistemas de Informação; (D6) Mensuração de Resultados; e (D7) Aprendizado com o ambiente. O objetivo geral desta dissertação é analisar as práticas gerenciais percebidas pelos gestores das indústrias associadas aos sindicatos dos plásticos do Rio Grande do Sul, em relação às sete dimensões para promover conhecimento, bem como construir um modelo capaz de mensurar de forma quantitativa, as práticas gerenciais dos gestores. A metodologia é uma pesquisa exploratória quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado seguindo à escala Likert de cinco pontos adaptado de Terra (2005), disponibilizado eletronicamente via Google Doc´s® e fisicamente em papel. Os resultados adquiridos sustentaram as hipóteses formuladas para esta dissertação. Pode-se verificar que as 7 dimensões têm impacto positivo na Gestão do Conhecimento que pode ser confirmada. Destaca-se como achado desta dissertação, o modelo teórico completo capaz de mensurar as práticas percebidas pelos gestores incluindo as respectivas variáveis de controle. Para estudos futuros, em outras segmentos e empresas, sugere-se a aplicação do instrumento de pesquisa validado.