Aplicação e análise de custeio para formação de preços e tomada de decisão em uma indústria flexográfica
Date
2017-10-04Author
Piccin, Eduardo Mioranza
Orientador
De Marchi, Nilton
Metadata
Show full item recordAbstract
O conhecimento do custo para produzir um produto é essencial para se poder saber
o preço a ser vendido e saber o retorno que dará. Para uma empresa se manter
estável no mercado é indispensável o controle de seus custos para saber precificar
seus produtos. No entanto, muitas empresas surgem sem nenhuma base de custeio
para reger ou flexibilizar seus preços, precificando puramente através do mercado.
Essa pesquisa busca responder a seguinte questão: quais os procedimentos
necessários para que uma empresa industrial flexográfica de Caxias do Sul possa
definir seu preço de venda, com auxilio de um método de custeio? Diante disso o
objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos de custeio para determinar o
preço de venda dos produtos de uma pequena indústria do ramo de flexografia na
cidade de Caxias do Sul. Para isso, apresenta-se os principais conceitos da
contabilidade de custos, que foram utilizados para estudar a empresa e seus
produtos. A pesquisa se configura como descritiva, onde foi realizado um estudo de
caso buscando analisar os custos e preços de venda da empresa, fazendo analises
e recomendações para a empresa em questão. Com este estudo conclui-se que a
empresa precisa rever seus custos e métodos de formação de preços. Apenas um
dos produtos analisados, o rótulo de cerveja, demonstrou preço de venda maior que
do preço sugerido, enquanto os demais ficaram de 25% a 55% abaixo. Apesar disso
todos os produtos mantiveram-se com margem de contribuição positiva. Este estudo
contribui com a empresa, podendo começar a ter uma base sólida na formação do
preço de seus produtos (sic).