Alteração da alíquota interna do ICMS no Rio Grande do Sul : uma análise da composição de preço de venda de uma empresa do ramo metalúrgico
View/ Open
Date
2018-02-16Author
Laner, Morgana
Orientador
Bertolla, Fernando Luís
Metadata
Show full item recordAbstract
No cenário atual de mercado, é fundamental conduzir meios eficazes de controle, porém, isso é um grande desafio para os gestores. Na necessidade da empresa estar presente no mercado de consumo, o conhecimento dos dados para formação do preço de venda dos produtos e serviços torna-se uma vantagem competitiva relevante para as organizações. Este trabalho teve por objetivo apresentar a influência da alteração do imposto ICMS no Rio Grande do Sul a partir da lei n° 14743/2015 e a importância da gestão de custos em uma empresa do ramo metalúrgico. Neste trabalho foi desenvolvido um estudo de caso onde se apresentou uma análise gerencial dos custos, através dos dados coletados na empresa Alpha S/A. Os procedimentos metodológicos utilizados foram estudo de caso com uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Através de relatórios obtidos juntamente com os analistas da empresa, construiu-se planilhas eletrônicas, que compõe a base de dados desse estudo. Por meio da análise desses dados foram selecionados cinco produtos que representam maior faturamento no período de dezembro de 2015 e janeiro de 2016. Após o levantamento das informações fiscais e de custos desta amostra de produtos, foram realizados os cálculos do preço de venda destes itens nos dos dois períodos. Posteriormente foi realizado um comparativo do preço trabalhado com o projetado para janeiro de 2016, uma vez que a empresa optou por repassar somente 1,3746% de aumento no preço final, assim não incluindo o aumento total da alíquota do ICMS no mark-up. Conclui-se que com a decisão da empresa em não repassar o aumento de 3,4792% no preço final de venda, devido a fatores mercadológicos, impactou em uma perda na margem de lucro de 0,5982%. Mesmo com reflexo negativo na margem de lucro a empresa conseguiu aumentar sua receita no ano de 2016 em 30,8233%. Embora o mercado e a concorrência influenciem na formação do preço de venda, as empresas necessitam conhecer todos os custos envolvidos no processo e o real impacto que estes terão no produto final, preservando a rentabilidade do negócio (sic).