A relação entre sistemas de gestão da qualidade e desempenho organizacional : um estudo de empresas do setor metalmecânico da serra gaúcha
Visualizar/ Abrir
Data
2018-03-05Autor
Sfreddo, Leonardo Stertz
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na literatura internacional não se observa uma conclusão definitiva quanto ao impacto dos sistemas de gestão da qualidade no desempenho organizacional. Além disso, poucos estudos analisam se o nível de maturidade dos sistemas de gestão da qualidade e dos processos afetam o desempenho. Dadas essas lacunas, o presente trabalho visou analisar a relação entre sistemas de gestão da qualidade e desempenho organizacional (operacional, de mercado e econômicofinanceiro) em empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha. O trabalho foi desenvolvido em duas etapas, a primeira com abordagem qualitativa, operacionalizada mediante entrevistas em profundidade com gestores de empresas do setor estudado, e a segunda com abordagem quantitativa, desenvolvida por meio de uma survey com as empresas desse setor. Os resultados evidenciaram que: i) as empresas da amostra possuem níveis de maturidade em gestão da qualidade e gestão de processos superiores ao ponto central da escala utilizada; ii) não há diferenças estatisticamente significantes de maturidade e desempenho entre empresas certificadas e não certificadas pela Norma ISO 9001; iii) a maturidade do sistema de gestão da qualidade impacta positivamente nos desempenhos de mercado e econômico-financeiro, porém não impacta no desempenho operacional das organizações; e iv) a maturidade da gestão de processos impacta somente no desempenho operacional das empresas. Esses resultados permitem concluir que há espaço para aumento da maturidade em gestão de qualidade e gestão de processos nas empresas metalmecânicas da região estudada. Portanto, sugere-se a implementação de ações nesse sentido, uma vez que as mesmas tendem a melhorar o desempenho das empresas, independentemente da busca ou não da certificação ISO 9001.