O ensino médio politécnico : um aprendizado para o ensino médio
Mostra/ Apri
Data
2018-05-02Autore
Hertz, Ivele Anicet
Orientador
Sauer, Laurete Teresinha Zanol
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
Esta dissertação buscou investigar contribuições do Ensino Médio Politécnico (EMP), com ênfase na disciplina de Seminário Integrado (SI), em relação a aspectos da formação humana integral – a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia –, no período de 2012 a 2016. Para isso, foram elaborados e analisados questionários, respondidos por professores e estudantes. Além disso, foram observados projetos desenvolvidos na disciplina de SI. A apresentação, a análise e a discussão dos dados sugerem a relevância do desenvolvimento de projetos, no âmbito do Ensino Médio. O produto desta dissertação constitui-se de um “Guia para Elaboração de Projetos”, desenvolvido com base nos trabalhos produzidos pelos estudantes do EMP, na disciplina de SI, e que foram analisados nesta dissertação.