Escravidão e ensino de história no sul do Brasil: o cativo Joaquim
Fecha
2018-07-09Autor
Schwingel, Majô
Orientador
Radünz, Roberto
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Este trabalho analisa as possibilidades do uso de fontes históricas em sala de aula. Para isso, foram desenvolvidas sugestões e orientações para serem aplicadas na prática educativa por professores de História. Entre as questões que norteiam este trabalho, destacamos: Como os professores podem trabalhar com fontes históricas em sala de aula? Como um processo-crime pode ser usado como ferramenta pedagógica? Quais são os conhecimentos básicos que devem ser desenvolvidos pelos professores para o uso de documentos em sala de aula? Qual a importância da formação continuada de professores na sua prática? O objetivo é fornecer um apoio que auxilie no planejamento dos docentes e sirva também como formação continuada de professores. A análise desenvolvida na dissertação culminou no site “Escravidão e Ensino de História”, onde estão disponibilizados diversos subsídios pedagógicos. Partimos de um processo-crime do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS) para a produção de uma sequência didática e outros materiais