Custeio variável : uma análise do ponto de equilíbrio e mix de vendas em uma loja varejista da Serra Gaúcha
Datum
2018-08-27Autor
Silva, Antonio Rogério Silva da
Orientador
Domingues, Joél Borges
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente trabalho versa, principalmente, sobre o custeio variável devido a sua grande capacidade de gerar informações que influenciam no processo decisório. A sua utilização justifica-se pela rapidez em gerar informações e será aplicado em uma micro empresa atuante na Região da Serra Gaúcha, pois a fatia de mercado deste tipo de empresa é relevante para a economia da região. Além de contribuir com a gestão da empresa, com o meu conhecimento, os objetivos que o trabalho busca demonstrar, são os seguintes: apresentar o Mix de Produtos de Vendas, identificar o Ponto de Equilíbrio em unidades, a Margem de Contribuição Unitária, Margem de Segurança percentual, preço e custo padrão, desvio padrão e coeficiente de variação. Para tanto, inicialmente foi apresentado o referencial teórico acerca dos conceitos envolvidos e desenvolvido um estudo de caso na empresa analisada. Gradualmente, dentro do estudo de caso, de acordo com cada cenário previsto, foram respondidos passo a passo cada um dos objetivos. Além disso, para elucidar qual foi a amplitude dos dados analisados apresenta-se antes das conclusões as considerações finais das análises, uma vez que o escopo deste trabalho abrange somente as unidades adquiridas e vendidas no período de 2017 e como a empresa do estudo de caso apresentou vendas referentes a estoques de períodos anteriores esclarecer este ponto é fundamental. Apesar de algumas dificuldades devido a necessidade de agrupar os produtos encontrados na base de dados conclui ? se que todos os objetivos almejados foram alcançados. Dentre os resultados obtidos observou-se que há dois cenários semelhantes (cenário 1 e 2), pois o Ponto de Equilíbrio deles divergem em apenas uma unidade sendo o primeiro com 2.117 e o segundo com 2.116, as Margem de Segurança percentual também se mostraram bem próxima 24,72% e 24,75% respectivamente, outro indicador analisado e pertinente ao MPV que se mostrou parecido nesses dois cenário foi a Margem de Contribuição Média Ponderada a qual no cenário 1 ficou em R$43,78 e no cenário 2 em R$43,82. Por outro lado, o cenário 3 foi o que apresentou a maior necessidade de unidades a ser vendidas, com 2.633, para empresa atingir o Ponto de Equilíbrio com seu Mix de Produtos de Venda e a menor Margem de Segurança, com apenas 6,37%, e sua Margem de Contribuição Média Ponderada foi de R$35,21. Entretanto, ao comparar os resultados da empresa percebe-se que, nas unidades adquiridas e comercializadas no período, ela atingiu o PE independente do cenário previsto. Por tanto, este trabalho contribui para organização identificar diversas informações essenciais à tomada de decisão e atingiu os objetivos almejados (sic).