Análise do impacto dos custos e das despesas na formação do preço de venda : um estudo de caso com uma microempreendedora individual (MEI) de Caxias do Sul - RS
Data
2018-08-27Autore
Silva, Gabriela Guarnieri da
Orientador
Muniz, Luciani da Silva
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Com o passar dos anos, o mercado de trabalho vem apresentando números cada vez maiores de brasileiros que estão optando por abrir seu próprio negócio e se tornar um Microempreendedor Individual (MEI). Essa opção acontece por diversos motivos, mas nos últimos anos o principal deles tem sido a queda no número de oferta de vagas de emprego com carteira assinada no Brasil. Devido a grande concorrência no mercado de trabalho, é necessário que o microempreendedor individual saiba gerenciar o seu próprio negócio, para manter-se estável no mercado e ampliar o seu empreendimento. Faz-se necessário acompanhar, registrar e analisar os seus custos de produção, para saber o correto preço de venda que deve ser praticado. Porém, isso exige organização dos Microempreendedores Individuais e muitos não possuem conhecimento sobre gestão de custos e gestão financeira, dificultando a elaboração do preço de venda, analisando apenas o preço que é ofertado no mercado em que estão inseridos, tal procedimento nem sempre supre as necessidades de seu negócio. O objetivo principal desta pesquisa é demonstrar a uma microempreendedora individual (MEI) como a contabilidade de custos auxilia na definição do preço de venda de seus produtos e na lucratividade de seu negócio. Para atingir o objetivo proposto, apuraram-se os dados necessários para analisar os custos variáveis de todos os produtos e os custos e despesas fixas do empreendimento. Para tanto, calcularam-se os preços de venda orientativos com base nos métodos de custeio por absorção e variável, preços esses que cobrem todos os custos e despesas fixas, gerando o lucro desejado pela microempreendedora individual. Os resultados encontrados demonstram que são necessárias mudanças na tabela de preços praticados. Deste modo, o estudo contribui para o negócio da microempreendedora individual, pois possibilita a apuração e controle dos custos em cada produto e as análises de resultado com os preços de venda praticados, auxiliando na tomada de decisão e fornecendo uma base segura na formação dos novos preços (sic).