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Gestão de evento turístico: um estudo organizacional sobre a Festa Nacional do Peixe

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Dissertacao Bianca Pugen.pdf (715.1Kb)
Date
2014-05-28
Author
Pugen, Bianca
Orientador
Santos, Carlos Honorato Schuch
Metadata
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Abstract
Este estudo teve por objetivo analisar os aspectos organizacionais da Festa Nacional do Peixe, em Tramandaí. Foi escolhida a 18ª edição por sua consolidação como um evento cultural no Litoral Norte, tanto em termos de público quanto em desenvolvimento estrutural. A pesquisa foi um estudo de caso de cunho qualitativo, feita a partir do estabelecimento de critérios que orientassem o estudo da gestão de um evento: a) objetivos organizacionais; b) envolvimento dos stakeholders; c) análise de desempenho; d) estrutura organizacional. O estudo empregou análise de documentos, entrevistas abertas e estruturadas, questionários fechados e observações in loco. Os documentos consistiram em projetos, materiais de publicidade, leis e decretos sobre as características da gestão da Festa e foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Tramandaí. As entrevistas foram realizadas com representantes do poder público do município e da iniciativa privada, num total de 43 entrevistados. Os questionários foram realizados com a comunidade local e com os visitantes da Festa, num total de 600 entrevistados. As observações, num total de 9, aconteceram dentro da Secretaria de Turismo de Tramandaí e nos pavilhões da Festa, durante as fases pré-evento, transevento e pós-evento. Os resultados evidenciaram que existem problemas pontuais na gestão da Festa Nacional do Peixe. Os objetivos da Festa são pouco específicos e redundantes, a participação dos stakeholders no evento não é simétrica e os gestores não elaboraram mecanismos de mensuração para analisar o desempenho que o evento atingiu. Quanto à estrutura organizacional da Festa, constatou-se que ela apresenta alguns traços do modelo Burocrático, o que dificulta uma gestão inovadora, ágil e flexível.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/408
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [192]

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