Formação continuada para professores de matemática: o erro como recurso pedagógico e seu papel no processo de avaliação
Fecha
2018-11-05Autor
Rizzon, Bruna Moresco
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadatos
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Inserida na linha de pesquisa “Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática”, esta dissertação apresenta o relato de um estudo realizado com professores de Matemática que atuam no Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo analisar como (de que forma) os professores concebem o erro no contexto do processo de avaliação, a partir da participação em um curso de formação continuada sobre análise de erros em conteúdos de sequências e séries. Em linhas gerais buscou-se responder à seguinte questão: quais os efeitos do curso de formação na conscientização dos professores sobre o papel do erro no processo de avaliação?. O tema desta pesquisa surgiu como possível continuidade/extensão de um projeto anterior, o SECOPROF, no qual foi elaborado e aplicado um teste sobre sequências e séries a alunos da Licenciatura em Matemática e do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Tal teste serviu de base para a elaboração do curso de formação continuada, que é objeto e motor deste estudo, aplicado, por sua vez, a professores da rede municipal de ensino de Caxias do Sul. Para o planejamento, desenvolvimento e análise do curso, realizou-se uma revisão da literatura sobre o erro e sua utilização como estratégia para a aprendizagem, em atividades de sequências e séries e na reflexão sobre o processo de avaliação. As análises com vista aos resultados e discussões foram feitas de acordo com a Teoria dos Três Mundos, de David Tall, bem como com os estudos de Ball, Thames e Phelps sobre os tipos de conhecimento para o ensino da Matemática. Recorreu-se, ainda, aos pensamentos de Cury e Borasi no que diz respeito à análise de erros, e de Luckesi, em relação à avaliação. Dentre os resultados da pesquisa, destaca-se a relevância atribuída ao curso pelos professores participantes que, em instrumentos de autoavaliação e avaliação da formação realizada, afirmaram que o curso promoveu mudanças na abordagem dos erros dos alunos. Isso foi verificado, também, nas várias demonstrações de atenção e de preocupação que os professores tiveram com os seus planejamentos, aproveitando erros de seus estudantes, identificados em instrumentos de avaliação e outros recorrentes, e preparando estratégias de utilização dos erros como uma possibilidade de fazer avançar a aprendizagem.