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A moda como linguagem :singularidades e códigos vestíveis no trânsito entre o profano e o sagrado do Candomblé

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Ver/
Dissertacao Débora Bresolin Bregolin.pdf (1.926Mb)
Fecha
2018-11-23
Autor
Bregolin, Débora Bresolin
Orientador
Santos, Rafael José dos
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Os trânsitos de bens advindos do universo religioso de matrizes africanas têm transpassado barreiras e transmutado os limites entre o que é profano e sagrado. A Moda, entendida como linguagem, repleta de signos, significados, ícones e índices passa a ser uma via importante para tais trânsitos. Esta dissertação, por meio das análises de material de campo de três capitais brasileiras, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre, visa interpretar estes trânsitos e suas ressignificações para os elementos do Candomblé que se transformam em códigos vestimentários e assim ultrapassam as fronteiras do que é profano e do que é sagrado. Para tanto, nos apoiaremos nas teorias de Peirce (2015) e Leach (1978), no que tange à análise semiótica e antropológica. Para observar a “dessacralização” dos objetos oriundos do Candomblé, este processo foi contextualizado nos termos da pós-modernidade de Jameson (1996) e Harvey (1992). As ideias de fluxos e pós-colonialismo através de Mbembe (2014) e Bhabha (1998) também foram averiguadas, assim como os conceitos de indivíduo de Hall (2005), foram debatidos, chegando a um novo conceito de singularidades proposto por Albuquerque (2007). Por fim, as teorias de Certeau (1994) e as elaborações sobre metamorfoses de espaço de Pintaudi (2011) foram utilizadas para a observação dos Mercados Públicos, espaços fundamentais de troca e ressignificação.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4172
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Letras e Cultura [211]

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