Questões do Enem: uma possibilidade de (re)construção de conhecimentos
Fecha
2018-11-23Autor
Otobelli, Elisete Salvador
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma pesquisa vinculada ao Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS, realizada em uma escola estadual do Rio Grande do Sul, com professores e estudantes do Ensino Médio. Através de uma sequência didática (SD) fundamentada na teoria da aprendizagem significativa, investigou-se o uso, em sala de aula, de questões de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) enquanto possibilidade de (re)construção de conhecimentos e de desenvolvimento das habilidades e competências exigidas por essa avaliação externa para a disciplina de Matemática. Buscaram-se indícios de que a SD planejada e aplicada incentivou o estudo e promoveu aprendizagens significativas. Em específico, o desenvolvimento da sequência didática deu-se em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, participante de aulas em turno contrário, no decorrer do segundo trimestre de 2017. Diversos instrumentos foram utilizados para a produção de dados, visando qualificar análise, como mapas conceituais, questionários, teste geral para avaliação das aprendizagens e registros de observações e pareceres da professora pesquisadora e dos estudantes envolvidos. A pesquisa apontou resultados satisfatórios, pois houve indícios de compreensão de conceitos em um ambiente de reflexão, em que os estudantes foram agentes na construção de conhecimento. Como produto educacional resultante desta pesquisa, aprimorou-se a SD utilizada a partir dos resultados da investigação; ela está disponível na página do Mestrado, em link próprio. Objetiva-se, assim, auxiliar estudantes que querem se preparar para o Enem em uma proposta de estudos diferenciada e professores interessados em ampliar seus estudos e suas aulas, considerando a avaliação do Enem.