• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Modelagem matemática para aprendizagem significativa de função do primeiro grau

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Fernanda Marchioro.pdf (3.338Mb)
Produto educacional Fernanda Marchioro.pdf (81.81Kb)
Datum
2018-11-30
Autor
Marchioro, Fernanda
Orientador
Lima, Isolda Gianni de
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma sequência didática, que utiliza a modelagem matemática, para promover a aprendizagem significativa do conceito de função do primeiro grau e de suas propriedades. Elaborou-se uma sequência didática em que os alunos puderam apresentar seus conhecimentos prévios e os conhecimentos resultantes dos estudos após algum tempo, seguindo a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003). Procurou-se partir da realidade dos alunos para a construção do conceito de função de primeiro grau e de outros relacionados, como coeficientes angular e linear e crescimento e decrescimento, com sentido e compreensão e não por mera repetição. Buscou-se responder à seguinte questão de pesquisa: como uma sequência didática, planejada com a modelagem matemática de uma situação do cotidiano, contribui para a construção de conceitos sobre funções do primeiro grau, no sentido de desenvolver competências para a resolução de problemas e não para o uso de fórmulas ou regras meramente decoradas? Foi possível confirmar que a sequência didática planejada e desenvolvida com alunos de primeira série do Ensino Médio apresentou indícios de aprendizagem, ao serem comparados os conhecimentos resultantes com os demonstrados no pré-teste, e que a modelagem matemática, com atividades que visam à aprendizagem significativa, é uma estratégia de ensino que favorece a compreensão dos conceitos envolvidos. A análise dos dados baseou-se em dois eixos, que constituem os princípios dos fundamentos propostos por Borssoi e Almeida (2004). O primeiro, da predisposição do aluno para aprender, em que foi observada a aprendizagem extra conteúdo dos conceitos matemáticos, e o segundo, o cognitivo, que indica se o aluno pode compreender os conceitos matemáticos envolvidos a partir da sequência didática proposta. A sequência didática, aprimorada a partir dos resultados da pesquisa, bem como as atividades de aprendizagem, está disponível em um website, no qual é possível acessar o planejamento dos encontros para a sua aplicação.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4181
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV