Biblioteca escolar virtual: uma tecnologia digital de informação e comunicação para os docentes
View/ Open
Date
2018-12-16Author
Perin, Vitória Boscato
Orientador
Welter, Cristiane Backes
Metadata
Show full item recordAbstract
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) estão cada vez mais presentes em práticas docentes. Esta monografia resulta do trabalho de conclusão de curso de Graduação em Pedagogia na Universidade de Caxias do Sul e apresenta a trajetória de construção de uma TDIC, a biblioteca escolar virtual, bem como a análise desse processo, que buscou responder se as TDIC podem fortalecer as relações escolares. O site foi construído durante a disciplina Estágio nos espaços escolares e não escolares para fortalecer a relação entre docentes e biblioteca escolar. Propor um novo ambiente de construção de conhecimento utilizando essas tecnologias exige que os docentes aprendam suas características e funcionamento para que se tornem mediadores da interação entre educandos e as TDIC. Com isso as TDIC podem ser utilizadas na formação de docentes para organizar, orientar e planejar as suas práticas pedagógicas, contribuir para que possam entender como essas tecnologias podem facilitar e ajudar os educandos. A biblioteca escolar virtual, além de mostrar a importância das TDIC para os docentes, aponta a necessidade da literatura infantil nas escolas. Para a discussão sobre as TDIC, alguns autores foram parceiros: Valente (2013), Prensky (2001), Schlemmer (2006), Valentini e Soares (2012), Fagundes (2008) e outros. Já os autores Côrte e Bandeira (2011), Hillesheim e Fachin (2003), Bataus e Girotto (2012), Zilberman (1981) contribuíram na discussão sobre o papel da literatura infantil na sala de aula. A biblioteca escolar virtual foi analisada com base na metodologia da análise de conteúdo de Bardin (2016). Os principais resultados refletem que as TDIC são recursos fundamentais e necessários para estratégias educacionais. Com a utilização delas é possível a valorização de espaços escolares e o fortalecimento de relações entre os docentes.