Avaliação de eficiência em instituições de ensino público: um estudo nas unidades do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Datum
2018-12-18Autor
Prates, Caroline Leal
Orientador
Giacomello, Cíntia Paese
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
O presente estudo teve como objetivo avaliar a eficiência das unidades do IFRS, através da aplicação do método de Análise Envoltória de Dados (DEA). Essa técnica é indicada para avaliar a eficiência relativa de Unidades Tomadoras de Decisão (DMUs), utilizando diferentes variáveis de entrada e saída, mesmo que estejam em diferentes unidades de medida, já que se trata de uma técnica não paramétrica. Foram utilizadas oito variáveis, sendo três de entrada e cinco de saída para 17 unidades. Os resultados permitiram classificar as unidades em três grupos pelo grau de eficiência. Foram sete unidades com eficiência relativa de 100%, seis atingiram o nível intermediário, bastando pequenos ajustes para alcançar a eficiência e quatro foram classificadas como ineficientes. A aplicação do DEA mostrou-se bastante útil, já que se trata de uma técnica flexível e que permite ao usuário realizar testes e validações, de forma a acompanhar a evolução da eficiência de cada unidade quando comparada com seus pares. Assim, o estudo pode contribuir com o fornecimento de subsídios para análise de decisão em unidades de educação profissional e para o desenvolvimento de estratégias e ações que busquem maior eficiência na melhoria da qualidade do ensino.