Determinantes da intenção de compra de produtos comercializados por lojas online chinesas
Fecha
2018-12-11Autor
Schardong, Guilherme
Orientador
Eberle, Luciene
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O estudo do comportamento do consumidor vem sendo analisado cada vez mais em pesquisas de marketing, pois, desta forma, as empresas podem criar estratégias para inovar em mercados cada vez mais competitivos. As compras online hoje em dia já são uma realidade aderida pela população mundial e em conjunto a isso, destaca-se as lojas virtuais chinesas, com grande variedade de produtos e preços atrativos, tornando-se uma nova tendência no mercado doméstico brasileiro e na importação de produtos por pessoa física. Diante disso, este estudo buscou analisar o impacto da atitude, do envolvimento, e da inovatividade na intenção de compra dos consumidores brasileiros que utilizam essas lojas para comprar. Para isso, foi utilizado o método quantitativo de pesquisa com a aplicação de um questionário formado através de escalas validadas por outros autores, com uma amostra de 300 questionários válidos. Para analisar os dados obtidos, utilizou-se estatística descritiva e análise multivariada, com uso da regressão linear múltipla para identificar as variáveis que mais influenciam a intenção de compra. A partir disso, os resultados mostraram que, a atitude destes consumidores é muito favorável em relação a estas compras, o nível de envolvimento mostrou se dar pelo alto grau de interesse destes compradores, ambos estes fatores afetando positivamente a intenção de compra dos mesmos. A inovatividade mostrou que, estas pessoas gostam de pesquisar sobre novos produtos, mas são mais resistentes para adquiri-los, demonstrando uma baixa influência na intenção de compra. As intenções são positivas, e os consumidores estão satisfeitos com o uso destes sites, pretendendo continuar a utilizá-los e recomendá-los a outras pessoas.(sic)