Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório
Date
2014-05-29Author
Morales, Andréa Cantarelli
Orientador
Catelli, Francisco
Metadata
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Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar em que medida o
conhecimento prévio dos alunos referente à eletricidade propicia a aprendizagem em
laboratório, ambiente de trabalho coletivo. Foi dado início à pesquisa com um questionário
aos alunos de Engenharia Mecânica, da disciplina de Laboratório de Eletroeletrônica, neste
questionário buscou-se considerar o conhecimento prévio dos alunos sobre eletricidade. Por
se tratar de um ambiente de laboratório, todas as atividades práticas são realizadas em grupos.
Assim, foram considerados alguns referenciais teóricos específicos, para afirmar as relações
evidenciadas nos grupos de trabalho, os quais foram divididos em oito partes: na primeira
parte, foi realizada uma explanação sobre o ambiente de trabalho; na segunda, caracterizou-se
o ambiente de trabalho específico, o laboratório; na terceira, foram elencadas algumas
concepções importantes para esta dissertação; na quarta parte, evidenciaram-se as teorias de
aprendizagens por associação e por reestruturação que estão envolvidas nesta pesquisa. Nas
partes cinco e seis, foram apresentados os referenciais teóricos relacionados aos processos
cognitivos, tais como a teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e a teoria de
Zona de Desenvolvimento Proximal de Vigotski. Na oitava parte, foram destacadas
habilidades e competências necessárias ao ambiente de laboratório; e, na oitava e última parte,
ressaltou-se o processo relacionado aos trabalhos em grupo, destacando-se os conceitos de
Gestalt e Campo de Kurt Lewin, assim como a teoria de Grupos Operativos de Pichon-
Rivière. Para a busca dos dados empíricos da pesquisa, aplicou-se um questionário que
procurou pelos conhecimentos formais anteriormente adquiridos, isto é, pelos conhecimentos
prévios dos sujeitos envolvidos. Juntamente com as informações recolhidas pelo questionário
e pelas observações da professora da disciplina, escreveu-se o capítulo “Construção do
corpus”, no qual foi especificado como ocorreu a formação dos grupos e a sua organização
com relação aos conhecimentos prévios. A Análise Textual Discursiva deu suporte para o
capítulo seguinte, denominado “Análise dos empíricos relacionados no corpus”, originando
três categorias a priori: (a) formação dos grupos; (b) afinidade entre os integrantes do grupo;
e (c) colaboração entre os integrantes do grupo; sendo que primeira categoria foi subdivida
em duas: (a1) Formação de grupos homogêneos e (a2) Formação de grupos heterogêneos. Nas
considerações finais, foi observado que em todos os grupos homogêneos, em relação ao
conhecimento prévio, independentemente de terem sido formados por afinidade ou não,
houve colaboração entre todos os integrantes do grupo. Já nos grupos heterogêneos, houve
colaboração tanto nos grupos formados por afinidade como nos formados aleatoriamente.
Entretanto, o fato de se tratar de um grupo heterogêneo não garante que os alunos estejam
necessariamente comprometidos com o seu processo de aprendizagem e nem com o do grupo,
o que traz aqui uma questão para futuras pesquisas. Também elencamos a questão da
importância da formação dos grupos, assim como do professor estar a par dos conhecimentos
formais previamente adquiridos de seus alunos.