A influência da maturidade do Sistemas de Gestão da Qualidade no desempenho internacional: uma análise de empresas do setor metalmecânico da Serra Gaúcha
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Data
2018-12-18Autore
Souza, Bruna Neu
Orientador
Vieira, Guilherme Bergmann Borges
Metadata
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A atual literatura pouco fala sobre a relação entre sistemas de gestão da qualidade e
desempenho internacional de empresas. De fato, é longa a lista de publicações que
analisam a relação entre sistemas de gestão da qualidade e desempenho
organizacional, mas, quando se trata de desempenho internacional, os resultados
são escassos e a maioria dos estudos que contêm esses termos em seus títulos,
resumos e palavras-chave não chegam a analisar essa relação. Dada essa lacuna, o
presente estudo analisou a relação entre sistema de gestão da qualidade e
desempenho internacional em uma amostra de empresas da Serra Gaúcha (sul do
Brasil). Para tanto, foram considerados tanto a maturidade do sistema de gestão da
qualidade das empresas, incluindo a certificação ou não pela norma ISO 9001,
quanto seu desempenho internacional, sendo selecionados os indicadores mais
citados na literatura. Os dados foram coletados por meio de uma survey enviada a
uma amostra de 2000 empresas do setor metalmecânico da região estudada e
analisados mediante procedimentos de estatística descritiva, testes de hipótese e
análise de correlação. Os resultados evidenciaram que (i) as empresas da amostra
possuem níveis de maturidade em sistemas de gestão da qualidade maiores que o
ponto central da escala; (ii) tratando- se de desempenho internacional, o percentual
de exportações no faturamento total varia de 0% a 80%, obtendo-se um percentual
de 57% de empresas com mais de 1/3 da receita anual composta de exportações ;
(iii) há diferenças estatisticamente significantes de maturidade do sistema de
gestão da qualidade e desempenho internacional entre empresas de diferentes
portes; (iv) a maturidade do sistema de gestão da qualidade não se verificou uma
relação estatisticamente significante. Esses resultados permitem concluir que a
maturidade do sistema de gestão da qualidade pode não influir no desempenho
internacional.(sic)