Uma ilha interdisciplinar de racionalidade para construção do conceito de função matemática
Visualizar/ Abrir
Data
2019-02-15Autor
Berti, Juliana Pereira
Orientador
Sauer, Laurete Teresinha Zanol
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho relata o planejamento, elaboração, aplicação e análise de uma Ilha Interdisciplinar de Racionalidade (IIR), visando à análise de seu potencial na construção do conceito de função matemática, abordando relações que podem ou não ser caracterizadas como funções, e enfatizando o conceito e não os tipos de funções. De acordo com Fourez (1997), IIR é um método de ensino voltado para a Alfabetização Científica e Tecnológica, visando à formação de estudantes críticos, autônomos e com capacidade de comunicação perante demandas da sociedade. O problema de pesquisa gerou o questionamento: Qual a colaboração da IIR elaborada para a construção do conceito de função matemática? Para respondê-lo foi planejada e aplicada uma IIR em uma turma de 1º ano do Ensino Médio, no último trimestre do ano letivo de 2016, de uma escola estadual de Gramado, no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve abordagem qualitativa, de natureza aplicada, descritiva e participante. Os resultados da aprendizagem foram analisados por meio da observação e da análise das produções dos estudantes participantes. Algumas evidências revelaram resultados no que se refere à predisposição dos estudantes para aprenderem e na compreensão do conceito de função matemática em situações reais. Quanto aos objetivos da Alfabetização Científica e Tecnológica, os estudantes demonstraram progresso, no percurso da IIR, quanto ao domínio das situações analisadas, à autonomia na produção e investigação do conhecimento e à capacidade de comunicação, no sentido dado por Fourez.