As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria
Fecha
2014-05-29Autor
Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como
estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos
pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços escolares, a partir da
utilização do software Boardmaker® com Speaking Dynamically Pro – SDP v.6,
recurso de tecnologia assistiva, enviado às salas de recursos multifuncionais, na
política pública brasileira de 2007 a 2012. Esta investigação verificou o modo como
esse software foi utilizado pelos professores do Atendimento Educacional
Especializado, de agosto de 2011 a dezembro de 2012, com alunos com paralisia
cerebral que frequentam os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental na
Rede Regular de Ensino de Vacaria. O estudo é fundamentado por diferentes
autores que apoiam a compreensão do objeto e do contexto de pesquisa, mais
especificamente, abordando os temas da Educação Especial na perspectiva da
Educação Inclusiva e dos recursos pedagógicos acessíveis de comunicação
aumentativa e alternativa, além da apropriação das tecnologias de informação e
comunicação direcionadas a pessoas com paralisia cerebral. Para análise dos
dados, buscou-se ainda apoio na teoria sócio-histórica que fundamenta os
processos de interação e mediação entre sujeitos, para o desenvolvimento dos
processos mentais superiores. Os resultados apontam para a importância do
software como ferramenta na comunicação alternativa dos alunos com paralisia
cerebral, pois transforma o computador em um eficaz recurso de educação e
comunicação. No entanto, evidenciam-se dificuldades para administrar esse recurso,
frente à sua complexidade e ao grande espaço de tempo exigido para sua
administração. Verifica-se ainda a necessidade de planejamento bem estruturado e
articulado, para que os recursos utilizados possam servir como instrumentos
mediadores na cultura, no desenvolvimento e nas aprendizagens dos alunos,
podendo, desse modo, contribuir para que dificuldades relacionadas à educação na
perspectiva da inclusão sejam ultrapassadas.