Processo de internacionalização das empresas: um estudo multicaso nas cinco maiores empresas da Serra Gaúcha
Mostra/ Apri
Data
2014-05-29Autore
Verruck, Fábio
Orientador
Barcellos, Paulo Fernando Pinto
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O processo de internacionalização das empresas é um fenômeno complexo, que depende de uma série de fatores inter-relacionados tanto no ambiente interno quanto externo à organização. Nesse contexto, a realidade sócio-cultural, política e econômica na região de origem parecem exercer influência significativa sobre a forma e os motivos que levam as organizações a atuarem no mercado externo. Supondo-se tal premissa verdadeira, tornar-se-ia correto afirmar que o processo de internacionalização de empresas localizadas em determinadas regiões geográficas apresenta semelhanças decorrentes da sua realidade comum. Com base nesta argumentação, o presente trabalho teve o intuito de identificar nas cinco maiores empresas da Serra Gaúcha evidências confirmatórias da proposição em questão. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se como base metodológica o estudo multicaso. Foram realizadas entrevistas em profundidade com o principal executivo de comércio internacional em cada uma das empresas escolhidas, além de uma extensa pesquisa documental em publicações e registros históricos. A análise dos resultados foi realizada de acordo com os princípios da análise de conteúdo, utilizando-se mais especificamente das técnicas de análise temática de um texto, propostas por Bardin (2004). As análises foram realizadas, ainda, à luz das principais teorias e estudos da internacionalização das empresas, com ênfase nos modelos de Uppsala e do Paradigma Eclético. Os resultados demonstraram que o contexto sócio-cultural, político e econômico na região de origem foram determinantes como estímulos iniciais para a internacionalização das empresas estudadas e nas suas estratégias de entrada nos primeiros mercados estrangeiros. Porém, essa influência foi tornando-se menor conforme seu grau de internacionalização aumentava.
Collections
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
Quanto vale uma empresa? Um estudo em uma empresa prestadora de serviços contábeis de Caxias do Sul - RS
Moreira, Marta MaragnoDiariamente empresas são avaliadas por inúmeras razões. Entretanto, a avaliação da empresa como um todo é um tópico extremamente difícil e subjetivo. A principal dificuldade dá-se pelo fato do valor percebido de uma empresa ... -
A contabilidade como instrumento de tomada de decisões para as empresas : um estudo em uma empresa do ramo de bebidas
Stimamiglio, Tiago EliasNo novo cenário caracterizado por um mercado global cada vez mais exigente e ambientes muitas vezes turbulentos, surge por parte das empresas a necessidade de informações, inclusive para prever situações futuras. Por sua ... -
Desoneração da folha de pagamento : estudo de caso do impacto financeiro causado em uma empresa do setor moveleiro e uma empresa do setor plástico
Quaranta, Mariana BastosO governo criou o Plano Brasil Maior, com a finalidade de sustentar o crescimento econômico do país. Através de medidas importantes para atingir seus propósitos, o governo anunciou a desoneração da folha de pagamento. A ...