• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Listar Programa de Pós-Graduação em Educação fecha de publicación 
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Listar Programa de Pós-Graduação em Educação fecha de publicación
  •   DSpace Principal
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Listar Programa de Pós-Graduação em Educação fecha de publicación
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por fecha de publicación

Ordenar por:

Orden:

Resultados:

Mostrando ítems 1-20 de 404

  • título
  • fecha de publicación
  • fecha de envío
  • ascendente
  • descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Pagamento por serviços ecológicos: uma estratégia para a restauração e preservação da mata ciliar no Brasil? 

      Altmann, Alexandre (2014-05-22)
      O presente trabalho versa sobre uma nova concepção do direito ambiental, superando a idéia de um direito estritamente focado em normas de comando-econtrole para um direito cuja função seja promover, estimular, incentivar ...
    • Leitura de narrativas visuais e verbo-visuais no PNBE-2010 

      Oliveira, Lucila Guedes de (2014-05-29)
      Como os estudantes de 5° ano significam narrativas visuais e verbo-visuais do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE/2010), frente às potencialidades das linguagens presentes nas obras literárias selecionadas? Essa ...
    • As tecnologias de comunicação alternativa a serviço da diversidade : a contribuição do software boardmaker with speaking dynamically pro V.6 na educação inclusiva de alunos com paralisia cerebral no município de Vacaria 

      Marcolin, Adriana Aparecida de Almeida (2014-05-29)
      A presente dissertação constitui-se em um estudo qualitativo, delineado como estudo de caso, sobre as adequações curriculares, estratégias e procedimentos pedagógicos utilizados em sala de aula e em outros espaços ...
    • Objetos-modelo no ensino de astronomia e o processo da transposição didática 

      Silva, Fernando Siqueira da (2014-05-29)
      Uma investigação no âmbito do ensino em astronomia envolvendo objetos-modelo, modelização e transposição didática foi realizada com um grupo de 11 alunos do último ano do Ensino Básico. A atividade de ensino visou o ...
    • Estudo da influência dos conhecimentos prévios na aprendizagem de eletricidade em grupos operativos num ambiente de laboratório 

      Morales, Andréa Cantarelli (2014-05-29)
      Esta dissertação de mestrado tem como objetivo principal investigar em que medida o conhecimento prévio dos alunos referente à eletricidade propicia a aprendizagem em laboratório, ambiente de trabalho coletivo. Foi dado ...
    • Concepções epistemológicas de reportagens sobre ciência na mídia impressa brasileira e suas implicações no âmbito educacional 

      Mussato, Gabriel Abreu (2014-05-29)
      Esta dissertação de Mestrado tem como objetivo central produzir novas compreensões sobre o fenômeno epistemológico do discurso científico veiculado pela mídia impressa nacional e suas implicações na educação. Mais ...
    • O cuidado de si e a constituição do sujeito em Foucault 

      Zanotto, Karin (2014-05-30)
      Este estudo demonstra a relação do cuidado de si com a formação do sujeito, baseado principalmente nas ideias de Michel Foucault (1926-1984). Trata-se de expor algumas contribuições dos pensamentos desse autor em relação ...
    • O processo escolar no município de Tunápolis, SC, 1954-1974 : escola pública com características de escola comunitária? 

      Spies, Isabel (2014-05-30)
      Este trabalho, inserido na Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação, teve como temática o estudo histórico e o desenvolvimento do processo escolar de descendentes de imigrantes alemães, estabelecidos na Vila ...
    • Institucionalização de crianças e adolescentes em Caxias do Sul : narrativas sobre as trajetórias de vida de egressos de medida de proteção (1990-2011) 

      Poletto, Letícia Borges (2014-05-30)
      Esta investigação se inscreve no campo da educação, mais especificadamente nos processos educativos não formais. Trata das trajetórias de vida de crianças e adolescentes que passaram por medida de proteção de acolhimento ...
    • A linguagem conceitual geográfica : uma dimensão da prática docente no ensino fundamental 

      Bogo, Jordana (2014-05-30)
      O presente trabalho consiste, primeiramente, de uma pesquisa teórica que almejou fundamentar aquilo que lhe seguiu: uma pesquisa-ação, efetivada e apresentada aqui, na área do ensino de Geografia para os primeiros anos do ...
    • A gamificação como estratégia pedagógica : estudo de elementos dos games aplicados em processos de ensino e aprendizagem 

      Fardo, Marcelo Luís (2014-05-30)
      O problema que norteia esta pesquisa é investigar quais as potencialidades que a gamificação pode desencadear quando aplicada em processos de ensino e aprendizagem. A partir dessa investigação são pensados alguns ...
    • Sobre a possibilidade de constituição de uma pedagogia do problema 

      Luza, Robledo dos Santos (2014-05-30)
      O objetivo desta investigação é determinar a possibilidade de constituição de um discurso teórico que fundamente epistemologicamente a prática educativa baseada na atividade problematizante, respondendo ao seguinte problema ...
    • Educação pelo poético : a poesia na formação da criança 

      Espeiorin, Vânia Marta (2014-05-30)
      Educar pelo poético é uma maneira de instigar a criança a se perceber como ser de possibilidades, inserido num contexto social e aberto ao aprendizado, à criação, ao devaneio, à arte. É a especificidade do texto literário ...
    • Educação e linguagem : proposta de instrumentalização docente para a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura, no ensino fundamental 

      Sengik, Aline Sberse (2014-05-30)
      A presente dissertação tem como objetivo principal propor diretrizes para uma instrumentalização docente que auxilie a identificação de dificuldades no desenvolvimento das habilidades de leitura (de decodificação e de ...
    • Educação continuada de gestores acadêmicos : possibilidades de inovação a partir de um programa de formação continuada 

      Tolazzi, Caroline do Amarante (2014-05-30)
      Este trabalho de investigação teve como objetivo principal, analisar possíveis mudanças nos processos de inovação, na reflexão e nas práticas organizacionais junto ao setor administrativo de uma Instituição de Ensino ...
    • Educação e linguagem : a descrição semântico-argumentativa e a compreensão leitora de enunciados de exercícios 

      Kullmann, Niuana (2014-05-30)
      Esta dissertação é fruto de uma pesquisa em que busquei verificar de que forma a descrição da argumentação interna de verbos que encabeçam enunciados de atividades didáticas pode contribuir para o desenvolvimento da ...
    • A relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas, nordeste do Rio Grande do Sul, 1915 a 1960 

      Timm, Jordana Wruck (2014-05-30)
      O presente trabalho teve o intuito de compreender e pesquisar a relação escola-comunidade, no contexto da italianidade, na Antiga Região de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, no período de 1915 a 1960. Buscou-se ...
    • A formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hoje 

      Casagrande, Eucledes Fábio (2014-05-30)
      A presente dissertação, intitulada “A formação moral no pensamento pedagógico kantiano: implicações, desafios e perspectivas à escola hoje”, fruto de uma pesquisa de mestrado, do Programa de Pós-Graduação em Educação, ...
    • Rede municipal de educação de São Luís/MA : proposta de formação continuada e participação docente (2002-2007) 

      Praseres, Maria Alice Bogéa (2014-05-30)
      A presente pesquisa pautou-se no estudo sobre a participação docente nas discussões das políticas educacionais e objetivou analisar a participação dos professores da rede municipal de educação de São Luís/MA na elaboração ...
    • História do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul (1936-1971) 

      Paz, Valéria Alves (2014-05-30)
      O presente trabalho teve como propósito pesquisar, analisar e compreender o processo histórico do Colégio São Carlos, criado pela Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, em 1936, em Caxias do Sul. ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Listar

      Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta comunidadPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

      Mi cuenta

      AccederRegistro

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contacto | Sugerencias
      Theme by 
      Atmire NV