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Desenvolvimento das juntas aparafusadas frontais de implemento rodoviário tipo sider

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TCC Victor Nicola Grison Debortoli.pdf (2.608Mb)
Data
2019-03-12
Autor
Debortoli, Victor Nicola Grison
Orientador
Luciano, Marcos Alexandre
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Implementos sider são amplamente utilizados nas rodovias brasileiras e tem por característica suas laterais abertas para a operação de carga e descarga. Por isso, as estruturas do painel frontal, quadro traseiro e teto devem suportar os esforços sofridos em rodagem. O foco deste trabalho é o desenvolvimento de novo formato de junta aparafusada frontal para sanar problemas estruturais. Propostas de alteração da junta frontal foram modeladas e submetidas a análises pelo método de elementos finitos para sua validação em comparação aos resultados obtidos pela junta atual. A distribuições de tensões verificadas evidenciaram a significativa melhora do comportamento estrutural da proposta, sendo que o pico de concentração baixou 111 MPa. Novos parafusos para união da junta foram definidos com base nos valores de pré-carga das tabelas da norma VDI 2230 (2003), sendo que a substituição dos parafusos proporcionou um aumento de 126% na pré-carga suportada. Para garantir a atuação da pré-carga definida, testes para medição dos coeficientes de atrito foram realizados em função da pintura padrão do implemento sider. Os valores obtidos foram utilizados no roteiro de cálculo, adaptado da literatura técnica da Metalac (201-?), para a definição da janela de torque ideal a nova junta. Por fim, foram realizadas medições de torque em implementos com certo tempo em pátio e evidenciou-se que os torques aplicados estavam abaixo da janela de torque ideal (sic).
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4419
Collections
  • Engenharia Mecânica - Bacharelado [309]

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