Fotocartografias de uma educação para todos no ensino médio
Fecha
2019-04-23Autor
Gonem, Thays Carvalho
Orientador
Bisol, Cláudia Alquati
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Que tentativas para pensar uma educação para todos podemos operar com uma escola de ensino médio a partir da realização de uma cartografi a? Provocados por tal pergunta elaboramos uma dissertação de mestrado mediante a produção de matérias ensejadas no encontro com o território de uma instituição escolar. Num primeiro instante do trabalho, exploramos as possibilidades de pesquisa a partir do método cartográfi co. Nesta oportunidade, desdobramos aspectos transversalizados à cartografi a, tais como a escrita, a produção de planos de multiplicidades, o caráter de singularidade na relação que estabelecemos com a imagem e a tentativa da sustentação de uma política a partir do método em sua versão proposta
pelo pedagogo francês Fernand Deligny. Em um segundo momento, buscamos lançar nossa sensibilidade para esse espaço do ensino médio a partir das matérias encontradas na escola. Inspirados na cartografi a de Deligny e nas matérias usadas por ele, quatro dimensões são então cartografadas no itinerário da pesquisa, as quais são nomeadas áreas vivas; mapas e croquis; escritura; e imagens. Essa cartografi a ganha hospedagem, um espaço para habitar, a partir de nosso movimento de produção de fotocartografi as, escrituras sobre as fotografi as, espaço onde as linhas se dão a ver e podem se multiplicar por meio do ponto de partida que é a afecção da cartógrafa. Tais linhas fazem mapas a partir das tentativas da escrita e da leitura,
tendo em vista que ler e escrever não podem senão se constituir em vida, percurso e mobilidade, jamais representação.