A formação moral no pensamento pedagógico katiano : implicações, desafios e perspectivas à escola hoje
Date
2014-05-30Author
Casagrande, Eucledes Fábio
Orientador
Paviani, Jayme
Metadata
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A presente dissertação, intitulada “A formação moral no pensamento pedagógico kantiano:
implicações, desafios e perspectivas à escola hoje”, fruto de uma pesquisa de mestrado, do
Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade de Caxias do Sul, tem por
objetivo abordar o tema da formação moral dos sujeitos e sua relação com a educação escolar
atual a partir do pensamento pedagógico do filósofo Immanuel Kant. Trata-se de uma
abordagem metodológica analítica e interpretativa, priorizando revisão bibliográfica,
esclarecimento conceitual e argumentação reflexiva e crítica. Inserido na linha de pesquisa da
filosofia da educação, este trabalho busca esclarecer conceitos e enunciados presentes nos
escritos pedagógicos kantianos, refletir e situar as contribuições de Kant para pensar a
formação moral do sujeito, bem como aplicar e atualizar suas contribuições pedagógicas para
pensarmos a educação na atualidade. No decorrer da pesquisa, em que se problematizou como
o pensamento kantiano ajuda a entender o processo de formação do homem enquanto sujeito e
ser moral na atualidade, é possível perceber que o autor é bastante conhecido por sua teoria
filosófica, mas é, ainda, pouco estudado como teórico da educação. Por educação, ele entende
um processo que dura a vida toda e que tem como finalidade última a formação do homem
como sujeito moral. Kant acredita que o ser humano não nasce moral, torna-se moral através
dos processos educativos. Dessa forma, a educação deve começar quando a criança nasce:
nessa primeira etapa a criança necessita apenas de cuidados físicos. Na segunda etapa, surge a
disciplina que ajuda a controlar as paixões e os instintos. A disciplina afasta o ser humano da
selvageria e prepara o terreno para a cultura e para a moralidade. Para isso, necessita-se
desenvolver a razão, momento da terceira etapa que é a instrução, fundamento para o
desenvolvimento de uma sociedade civil justa, na qual reinaria a paz perpétua. Acredita este
autor que, se todos os homens agissem moralmente, a humanidade estaria a caminho de um
estado cosmopolita universal, em que seriam desenvolvidas todas as disposições da espécie
humana. Nesse ínterim, a investigação também discorre sobre os desafios, implicações e
perspectivas à formação moral na atualidade e vê na instituição escolar, mediante processos
formativos intencionais de ensino e aprendizagem, uma contribuição efetiva para a retomada
de processos amplos de formação do ser humano, entendidos enquanto educação integral e
integradora, com ênfase na dimensão da formação moral, crítica, reflexiva e autônoma dos
sujeitos.