• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A relação escola/comunidade na região das antigas colônias italianas, nordeste do Rio Grande do Sul, 1915 a 1960

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Jordana Wruck Timm.pdf (1.663Mb)
Data
2014-05-30
Autore
Timm, Jordana Wruck
Orientador
Kreutz, Lúcio
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
O presente trabalho teve o intuito de compreender e pesquisar a relação escola-comunidade, no contexto da italianidade, na Antiga Região de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul, no período de 1915 a 1960. Buscou-se identificar essa relação no processo escolar da imigração italiana, verificar os motivos que levavam a escolha dos professores pela comunidade e como esta continuou a influenciar em tal escolha, mesmo depois das escolas serem assumidas pelo município. E, por fim, objetivou-se analisar, a partir das narrativas dos professores entrevistados, como os conceitos de cultura, identidade, etnicidade e memória, trabalhados nessa pesquisa, influenciavam sobre a escolha docente, a escola e sua relação com a comunidade. A pesquisa baseou-se nos pressupostos da História Cultural, sobretudo no conceito de representação. A História Oral foi adotada como o principal método da pesquisa. As fontes utilizadas para essa dissertação foram entrevistas realizadas, na década de 1980, por duas professoras integrantes do projeto Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul (ECIRS). As entrevistas compõem o acervo de memória oral desse arquivo e também o documental, já que se encontram transcritas. De um total de trinta entrevistas que fazem parte do acervo, dezenove foram escolhidas para análise nessa dissertação. Utilizou-se, também, três entrevistas (já transcritas) do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami (AHMSA). Também foram utilizadas fotografias desse arquivo. Ressalta-se, ainda, que, nesta dissertação, foram utilizados, também, livros didáticos e planos de aula de uma professora que atuou na referida região. Essa amplitude de fontes possibilitou um olhar mais amplo do contexto, que auxiliou na composição do mosaico da relação escola-comunidade na RCI. O texto foi estruturado em quatro capítulos: o primeiro tem aspectos introdutórios; o segundo apresenta o contexto (espaço, tempo, conceitos e método) da pesquisa; o terceiro trata do conceito de comunidade e da relação escola-comunidade; e o quarto enfoca as formações e práticas dos professores que atuaram nessas regiões e a influência da escolha docente e das práticas pela comunidade. Por fim, foram tecidas as considerações finais, nas quais se pode concluir e afirmar a existência da relação escola-comunidade no contexto da italianidade, no período de 1915 a 1960. Ressalta-se que, para aquele contexto, essa relação foi de extrema importância, pois os imigrantes e/ou descendentes demonstravam grande respeito e interesse na/pela escola, empenharam-se para a sua construção e manutenção, e responsabilizaram-se pela escolha e pagamento do professor, já que o município não o assumia até então. Mesmo com a passagem da responsabilidade da escola da comunidade para o município, os ―italianos‖ ainda contribuíam e influenciavam em tudo o que fosse necessário para o bom funcionamento da escola.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/461
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [334]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV