Unidades de ensino potencialmente significativas para a aprendizagem de geometria analítica
Visualizar/ Abrir
Data
2019-05-08Autor
Fabro, Rafaela Regina
Orientador
Sauer, Laurete Teresinha Zanol
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta que surgiu de uma inquietação da pesquisadora, que buscava uma metodologia diferente para a sua prática pedagógica, e com isso, identificar quais efeitos podem ser observados na aprendizagem, com o planejamento e a utilização de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), integradas a recursos digitais e não digitais. A proposta teve por objetivo avaliar as contribuições de tais UEPS, elaboradas para potencializar a ocorrência da aprendizagem significativa de Geometria Analítica, em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Farroupilha/RS. A pesquisa possui embasamento teórico em Ausubel (2003) com sua Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e em Dewey (1959), que explica a Aprendizagem por Interesse. Com tal fundamentação, busca-se que o estudante seja estimulado a construir o próprio conhecimento, partindo de seus conhecimentos prévios, incentivado pelo professor e com os recursos de apoio necessários, partindo da própria realidade, possa dar significado ao
que aprende. Para promover a aprendizagem significativa, Moreira (2011) propõe as UEPS, sequências didáticas compostas por oito etapas inter-relacionadas. No início da pesquisa, aplicou-se uma UEPS-piloto, que serviu como avaliação da proposta e de suas etapas e posteriormente foram aplicadas cinco UEPS que contemplam: Plano Cartesiano, Estudo do Ponto, Estudo da Reta, Estudo da Circunferência e Geometria Analítica, com a utilização desoftwares matemáticos. Para a análise dos resultados, utilizaram-se os dados registrados no diário de bordo da pesquisadora, bem como os trabalhos escritos, produções, avaliações e a própria fala dos estudantes, descritas ao longo da aplicação de cada UEPS, como subsídios para identificar a ocorrência da aprendizagem significativa. As atividades foram organizadas eplanejadas de forma a utilizar diferentes recursos, digitais e não digitais e com eles contemplar abordagem algébrica e geométrica na resolução de problemas. Ao término da aplicação das UEPS, foi possível verificar que esse é um método com potencial para a ocorrência da aprendizagem significativa e será divulgado em um site, no qual todas as atividades e os recursos pedagógicos serão detalhados, para que outros educadores tenham acesso e possam utilizá-los. A pesquisa realizada para esta dissertação apresentou resultados importantes no que se refere à aprendizagem, pois os estudantes que participaram da aplicação das UEPS mostraram não só uma predisposição para assimilar os conceitos trabalhados, como também a capacidade de transferi-los e de aplicá-los, em outros contextos de aprendizagem.