História do Colégio Regina Coeli : de escola confessional à escola comunitária : (Veranópolis/RS, 1948-1980)
Mostra/ Apri
Data
2014-05-30Autore
Matiello, Marina
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
Mostra tutti i dati dell'itemAbstract
O presente estudo teve o propósito de narrar a história do Colégio Regina Coeli, nos anos de 1948 a 1980, localizado em Veranópolis, buscando analisar as motivações e possíveis transformações decorrentes da passagem de uma escola confessional para uma comunitária, atentando para as culturas escolares. A escolha do recorte temporal está relacionada a fatos importantes, sendo demarcado o ano de 1948 para o início do estudo, pois foi neste ano que a escola passou a denominar-se Regina Coeli, com a inauguração do prédio construído especificamente para o colégio. A data limite de 1980 foi determinada levando-se em consideração dados sobre a direção da escola, que depois de ter passado da condição de confessional católica para comunitária, em 1969, continuou sendo administrada por Irmãs de São José até o ano de 1976. A partir de 1977, passou a ser dirigida por leigos, tendo tido dois diretores até 1980. Considerando essa delimitação, para a construção da narrativa, analisaram-se as culturas escolares, no que diz respeito aos espaços, aos sujeitos e aos saberes escolares. Pautada nos pressupostos teóricos da História Cultural, utilizou-se como metodologia a análise de documentos, referentes ao Colégio Regina Coeli, e a história oral, através de entrevistas com sujeitos que participaram da instituição de ensino objeto dessa pesquisa. Os documentos dizem respeito às atas de reuniões, ao “Relatório da verificação para efeito da concessão de „inspeção preliminar‟ Ginásio Regina Coeli”, às fotografias, aos livros de matrículas e aos jornais. As entrevistas foram realizadas com dois ex-diretores, duas Irmãs de São José (uma ex-professora e uma ex-aluna) e duas ex-alunas, que atuaram também como professoras na escola. A narrativa foi organizada em cinco capítulos, iniciando com as considerações iniciais, onde se detalha o processo de pesquisa, apresentando os objetivos e a metodologia adotada para a realização do estudo. Em seguida, apresenta-se um breve contexto histórico e educacional de Veranópolis, apontando aspectos do desenvolvimento social, político, cultural, econômico e educacional. Na sequência são narrados aspectos da cultura escolar do Colégio Regina Coeli, referente aos sujeitos, espaços e saberes, no período em que a escola, com o estatuto de confessional católica, era administrada pelas Irmãs de São José, compreendendo o período de 1948 a 1969, mas citando também aspectos do período anterior, de 1917 a 1947, em que a escola denominava-se São José. Depois, abordam-se as motivações e o processo de transição de estatuto da escola, de confessional católico para comunitário, bem como aspectos das culturas escolares em relação aos sujeitos, espaços e saberes escolares do período de 1969 a 1980. Para concluir, são expostas as considerações finais, que permitem compreendem que as transformações nas culturas escolares do Colégio Regina Coeli, decorrentes da transição de estatuto de escola confessional católica para comunitária, foram graduais, pois as Irmãs continuaram no Colégio Regina Coeli até o ano 2000, momento em que foram observados maiores tensionamentos. Diante dos resultados obtidos e da narrativa construída, evidencia-se a importância dessa pesquisa para a comunidade veranense e para os estudos na área da história da educação.