• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Deutsch 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Einloggen
Dokumentanzeige 
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
  •   DSpace Startseite
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Mestrado Acadêmico em Educação
  • Dokumentanzeige
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Educação continuada de gestores acadêmicos : possibilidades de inovação a partir de um programa de formação continuada

Thumbnail
Öffnen
Dissertacao Caroline do Amarante Tolazzi.pdf (1.630Mb)
Datum
2014-05-30
Autor
Tolazzi, Caroline do Amarante
Orientador
Soares, Eliana Maria do Sacramento
Metadata
Zur Langanzeige
Zusammenfassung
Este trabalho de investigação teve como objetivo principal, analisar possíveis mudanças nos processos de inovação, na reflexão e nas práticas organizacionais junto ao setor administrativo de uma Instituição de Ensino Superior (IES), a partir de um programa de capacitação na proposta de Educação Continuada. O trabalho se propôs a realizar uma pesquisa de natureza qualitativa, baseada em dados obtidos através de dois momentos em grupo, utilizando-se dos pressupostos da Entrevista Grupal. Foram convidados a participar destes encontros, funcionários que concluíram um dos cursos oferecidos pela IES. O corpus da pesquisa constitui-se das transcrições das verbalizações realizadas por seis funcionários, nos dois momentos. O tratamento do corpus foi realizado a luz de Moraes e Galiazzi (2007) com a análise textual discursiva, que é orientada por três ciclos: desconstrução e unitarização, categorização e por fim, produção do metatexto (texto descritivo-interpretativo). A partir da análise, foi possível identificar alguns indícios de movimento de inovação, no entanto, para que seja possível visualizá-la em um prazo mais curto de tempo, tornam-se necessárias algumas modificações na organização dos cursos, e na forma como a proposta de formação continuada se relaciona com os funcionários. Algumas reflexões construídas neste trabalho apontam sugestões de melhorias, que surgiram das colocações dos entrevistados e também das reflexões da autora desta pesquisa.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/467
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV
 

 

Stöbern

Gesamter BestandBereiche & SammlungenErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagwortenDiese SammlungErscheinungsdatumAutorenTitelnSchlagworten

Mein Benutzerkonto

EinloggenRegistrieren

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Kontakt | Feedback abschicken
Theme by 
Atmire NV