• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Mostra Item 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática
  • Mostra Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

UEPS: aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol

Thumbnail
Mostra/Apri
Dissertacao Daiana Bordin.pdf (6.973Mb)
Produto educacional Daiana Bordin.pdf (2.025Mb)
Data
2019-05-22
Autore
Bordin, Daiana
Orientador
Spindola, Marilda Machado
Metadata
Mostra tutti i dati dell'item
Abstract
Na pesquisa que deu origem a esta dissertação, avaliaram-se as contribuições de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, para promover a aprendizagem significativa da trigonometria aplicada ao futebol. Elaborou-se uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa em que os estudantes foram sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento, utilizando seus conhecimentos prévios, seguindo a teoria da aprendizagem significativa, proposta por Ausubel (2003). A temática desenvolvida surgiu diante da constatação do alto índice de reprovação e desistência da disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, segundo estudos realizados por Masetto (1992), Barbosa e Neto (1995) e Morellatti (2001). Conforme pesquisa realizada com professores, estudantes e monitores da disciplina de Cálculo Integral e Diferencial, e que apontou a trigonometria como um dos conteúdos estruturantes para a aprendizagem da disciplina em questão, houve a preocupação em aliar este conteúdo a algo que despertasse o interesse dos estudantes em aprender, o futebol. Foi possível confirmar que a Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, planejada e aplicada aos estudantes do nono ano do ensino fundamental, apresentou indícios de aprendizagem potencialmente significativa, através dos mapas conceituais desenvolvidos pelos estudantes no decorrer, e no término da aplicação. Para análise dos mapas conceituais optou-se pela adoção da taxonomia topológica elaborada por Cañas et al. (2006) e Miller (2008). Outro indício de que ocorreu a aprendizagem significativa, foram os conceitos obtidos pelos estudantes, após a aplicação da Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, em comparação com conceitos obtidos em anos anteriores. Como produto final, foi elaborado um guia didático, que pode servir como recurso a ser utilizado por outros professores, como material didático principal ou complementar, para a abordagem da trigonometria na Educação Básica.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4693
Collections
  • Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática [93]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Ricerca

Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

My Account

LoginRegistrazione

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contattaci | Manda Feedback
Theme by 
Atmire NV