Estudo sobre os fatores determinantes nas escolhas profissionais pelos alunos do curso de administração
Fecha
2019-05-28Autor
Borges, Daniel Gomes
Orientador
Borella, Margareth Rodrigues de Carvalho
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho de conclusão de curso buscou tratar sobre os fatores que de fato influenciam nas escolhas profissionais, do ponto de vista dos alunos do ensino superior do Curso de Administração. Para tal, procurou-se embasamento teórico em estudos que abordam o assunto, possibilitando, assim, maior abrangência, conhecimento do tema e base para as análises necessárias. Alguns fatores mostram-se com grande importância no momento da escolha por determinado emprego ou profissão, podendo ser relevantes em tais tomadas de decisão. Logo, entendeu-se como importante uma avaliação sobre os aspectos mais evidentes em escolhas profissionais, os quais, para muitas pessoas e empresas, ainda podem representar obstáculos, tanto para a escolha do emprego, empresa ideal, assim como, na busca e na retenção de bons profissionais por parte das organizações. A pesquisa foi baseada em uma Survey, utilizando questionários para a coleta dos dados, o qual foi baseado na Escala Revisada de Valores Relativos ao Trabalho (EVT-R) de Porto e Pilati (2010) e na Escala de satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do ensino superior de Schleich, Polydoro e Santos (2006). A amostra total analisada foi de 423 alunos do Curso de Administração de três instituições de ensino superior de Caxias do Sul. A análise estatística foi conduzida utilizando o SPSS, as quais foram realizadas análises fatoriais e de confiabilidade para a escala, assim como de estatísticas descritivas, de correlação de Pearson e Regressão Linear, afim de chegar aos principais resultados. Logo, as análises mostraram resultados significativos e importantes que respondem em parte o problema de pesquisa deste estudo, onde verificam-se fatores relacionados com a variável satisfação na escolha profissional ou acadêmica, tais como autodeterminação e conformidade, que mostram relação de impacto positivo com a satisfação em tais decisões e, ainda, fatores com altas médias de importância nas respostas, como segurança e realização, indicando relevância e importância de variáveis financeiras, de reconhecimento e desenvolvimento profissional como determinantes em escolhas profissionais a nível de acadêmicos do ensino superior. [resumo fornecido pelo autor]