Hostel: território de hospedagem marcado pela trama turístico-comunicacional
Mostra/ Apri
Data
2019-05-03Autore
Thomazi, Mara Regina
Orientador
Baptista, Maria Luiza Cardinale
Metadata
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Esta dissertação tem como objetivo geral apresentar sinalizadores da relação do hostel, como território de hospedagem, com a trama turístico-comunicacional. Em termos teóricos, tem abordagem transdisciplinar, englobando o Turismo e a Comunicação, numa perspectiva complexo-ecossistêmica. A estratégia metodológica utilizada é a Cartografia de Saberes, proposta por Baptista (2014), envolvendo uma trama de trilhas a serem percorridas para a efetivação da pesquisa: saberes pessoais, saberes teóricos, usina de produção, com definição de aproximações e ações investigativas e dimensão intuitiva da pesquisa. Como aproximações, foi realizado, o resgate de saberes pessoais, com registro em diário de pesquisa, cartografia bibliográfica, rodas de conversa com o grupo de pesquisa, aproximações com o campo, com conversas informais com proprietários e hóspedes de hostels. A usina de produção envolveu também o processamento desses registros de visitas a hostels e a produção de 18 relatos de experiência da pesquisadora. Além disso, foram feitas 47 entrevistas, sistematizadas em coerência
com os objetivos. Com base no referencial teórico e nos dados de campo, a pesquisa demonstra que o hostel se constitui como meio de hospedagem, em alinhamento às tendências de transformação do turismo e do setor de hospedagem.
Os sinalizadores, que indicam as singularidades desse meio, remetem à busca de adequação às condições contemporâneas, bem como ao resgate de valores e ao aproveitamento de dispositivos da trama comunicacional, desde a interação direta
até a utilização de recursos tecnológicos da trama midiática. Esta pesquisa vinculase ao Amorcomtur! – Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese!, e também ao projeto “Ecossistemas Turístico-Comunicacionais-
Subjetivos: Sinalizadores Teórico-Metodológicos, no estudo de ecossistemas turístico-comunicacionais-subjetivos, considerados a partir de sua característica ecossistêmica, caosmótica e autopoiética”, desenvolvido no Programa de Pós-
Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (Brasil). A pesquisa teve o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).