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Características da inovação social percebida nos programas de jovens aprendizes

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TCC Juliana Raquel Martins.pdf (1.380Mb)
Datum
2019-06-14
Autor
Martins, Juliana Raquel
Orientador
Camargo, Maria Emilia
Metadata
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Zusammenfassung
Atualmente a Inovação Social tem sido estuda na academia, assim com base na revisão bibliométrica torna-se importante estudar as Características da Inovação Social percebida nos Programas de Jovens Aprendizes. A operacionalização da pesquisa realizou-se por meio de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo com a aplicação de noventa e nove entrevistas individuais na Empresa Eaton Ltda de Caxias do Sul, dentro do Programa Formare fundado pela Fundação Iochpe. Para a aplicação das entrevistas, foi elaborado um questionário adaptado de Silva (2016) que permitiu ao pesquisador investigar a percepção dos Jovens Aprendizes perante o curso oferecido pela organização parceira do Programa, além disso, oportunizou o conhecimento da importância da Inovação Social em conjunto com Programas Jovens Aprendizes. Permitindo, ainda, relacionar a percepção dos entrevistados com a literatura acerca do tema estudado. Por meio dos dados coletados, foi possível identificar com o estudo realizado que os jovens que participam dos Programas possuem o desenvolvimento de competências como a de se comunicar com eficiência, a melhora na análise crítica de processos produtivos, as competências pessoais, a melhora nas notas escolares e nas relações interpessoais e o desenvolvimento de um bom convívio em família. Ademais, foi possível identificar a alta correlação existente entre as competências adquiridas com a participação nos programas, à motivação para participar destes e a transformação social gerada. Também, percebeu-se que a transformação social é influenciada pelos demais construtos, o que pode consistir em uma forma de estimular a melhoria nos Programas visando à Inovação Social. [resumo fornecido pelo autor]
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4743
Collections
  • Administração - Bacharelado [806]

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