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Razão, liberdade e educação: uma compreensão a partir do filosofar de Eric Weil

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Ver/
Dissertacao Marcelo Larger Carneiro.pdf (1.354Mb)
Fecha
2019-07-23
Autor
Carneiro, Marcelo Larger
Orientador
Nodari, Paulo César
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente dissertação tem o escopo de pesquisar e compreender um dos problemas mais antigos da humanidade: a violência. Para esse fim, investigaremos as relações entre razão, liberdade e educação como formas de possibilidade para o homem no enfrentamento da violência. Buscaremos esclarecer a dualidade entre razão e violência como elementos constituintes do ser humano, estabelecendo as possibilidades radicais de escolha livre. Verificaremos de que forma a educação pode contribuir para a escolha da razão à universalidade, bem como ao enfrentamento da violência. Para tanto, nos concentraremos nos ensinamentos de Eric Weil, o qual pautou toda sua obra refletindo e discutindo tais questões, sobretudo nas obras Lógica da filosofia, na qual ele estabelece seu sistema filosófico, bem como nas suas obras Filosofia moral, Filosofia política e Problemas kantianos. A metodologia adotada para esse trabalho, a partir de um recorte na ampla teoria filosófica de Eric Weil, é da abordagem analítico-interpretativa, cuja finalidade se concentra em analisar os pontos que reputamos mais relevantes para a discussão a qual nos propomos, usando como recurso para essa pesquisa o levantamento bibliográfico de suas obras, bem como de seus comentadores.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/4830
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Filosofia [111]

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