• português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • italiano 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • italiano
    • Deutsch
  • Login
Sfoglia Doutorado Acadêmico em Educação per Data di Pubblicazione 
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • Sfoglia Doutorado Acadêmico em Educação per Data di Pubblicazione
  •   DSpace Home
  • Teses, Dissertações e Relatórios
  • Teses, Dissertações e Relatórios defendidos na UCS
  • Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Doutorado Acadêmico em Educação
  • Sfoglia Doutorado Acadêmico em Educação per Data di Pubblicazione
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Sfoglia Doutorado Acadêmico em Educação per Data di Pubblicazione

Ordina per:

Ordine:

Risultati:

Items 1-20 di 69

  • Titolo
  • Data di pubblicazione
  • Data di immissione
  • crescente
  • decrescente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • O gestor da escola pública da região noroeste do Rio Grande do Sul: políticas educacionais na perspectiva da Inclusão 

      Lepke, Sonize (2019)
      Esta tese propõe analisar como as políticas educacionais, na perspectiva da inclusão, orientam os gestores de escolas públicas da região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e são por eles interpretadas. A pesquisa, ...
    • Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado 

      Moraes, Cineri Fachin (2019-08-30)
      Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática ...
    • A condição humana no antropoceno: princípios educativos para horizontes legítimos de convivência 

      Mendes, Michel (2019-10-29)
      O objetivo deste estudo é refletir sobre a condição humana no Antropoceno, a fim de propor princípios educativos que possam desencadear processos de emergência de horizontes legítimos de convivência para a Época humana. ...
    • Movimentos de ensinar e aprender matemática em convivência 

      Giron, Graziela Rossetto (2019-11-12)
      Esta Tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, emergiu de uma experiência que teve como foco cartografar o fluir de uma professora (que também foi a pesquisadora) e seus ...
    • Itinerários no processo de educar na infância: diálogos entre pedagogias 

      Maciel, Rochele Rita Andreazza (2019-11-12)
      Esta tese investiga como os artefatos pedagógicos originam distintos modos de orientar o processo de educar crianças pequenas, qualificando as práticas pedagógicas, a partir de experiências vividas no cotidiano dos serviços ...
    • Religiosidade, etnicidade e educação: a presença das Irmãs Carlistas-Scalabriniana no Rio Grande do Sul (1915-1948) 

      Matiello, Marina (2019-12-03)
      O estudo é desenvolvido com o objetivo de analisar como se constituiu a educação carlista-scalabriniana no Rio Grande do Sul, a partir da inserção da Congregação das Irmãs de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas no Estado, ...
    • "A vida", "O balão" e "O pássaro": análise de uma política de formação de leitores na perspectiva inclusiva 

      Real, Daniela Corte (2020-02-10)
      Esta Tese tem como objetivo analisar a materialidade dos acervos e o uso do PNBE, a partir da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de Bakhtin, com a finalidade de propor indicadores de acessibilidade, que pudessem auxiliar ...
    • Intencionalidades biopolíticas do silenciamento da formação docente na BNCC 

      Barbieri, Simone Côrte Real (2020-02-18)
      Esta tese apresenta um estudo sobre os movimentos de explicitação da formação docente na Base Nacional Comum Curricular, pelas lentes da biopolítica. O trabalho foi desenvolvido dialogando com Freire e Foucault para delimitar ...
    • A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública 

      Zanette, Carla Roberta Sasset (2020-03-16)
      No cenário educacional, muitas são as reflexões e debates acerca de referenciais curriculares e seus deslocamentos para os processos de aprendizagem e de ensino no contexto escolar. Diante disso, o objetivo principal da ...
    • Pedagogia radical e inclusiva : nas trilhas de elementos educativos para uma cidadania mais consciente 

      Sabbi, Carlos Roberto (2020-04-30)
      Este trabalho contextualiza tensões e questionamentos sobre a situação econômica mundial e a extraordinária desigualdade social que afasta cada vez mais ricos de pobres, como ponto de partida, trazendo elementos importantes ...
    • Nacionalização das escolas étnicas polonesas do Rio Grande do Sul (1918-1942) 

      Malikoski, Adriano (2020-05-04)
      Esta pesquisa tem por objetivo analisar como processos de nacionalização, produzidos no período de 1918 a 1942, configuraram ou extinguiram as escolas étnicas de comunidades polonesas no Rio Grande do Sul, observando as ...
    • Processos educativos e de aprendizagem na biblioteca universitária: abordagem centrada no estudo de usuários 

      Oliveira, Flávia Reis de (2020-10-15)
      Esta tese tem como objetivo tecer diretrizes para reconfiguração da biblioteca universitária na contemporaneidade com vistas à qualificação dos processos educativos e de aprendizagem mediados por ela e, assim, questiona: ...
    • Experiência literária no ensino médico: estudo comparado Brasil - Uruguai 

      Basso, Elsa Mónica Bonito (2020-12-08)
      Esta tese propõe analisar e comparar a experiência literária no ensino formal, de estudantes de segundo e terceiro ano de Ensino Médio, no Rio Grande do Sul (Brasil), e do último ano do Bachillerato diversificado, no ...
    • Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes 

      Lemons, Caroline Caldas (2020-12-23)
      Esta tese teve como objetivo geral, por meio de narrativas sobre as experiências estudantis, estabelecer possíveis conexões entre as Culturas de Intervenção Pedagógica (de reprodução, recomendação, disciplina, outorga/tr ...
    • Cidades rebeldes, efervescentes e educadoras: em Caxias do Sul/RS, quanto de passado existe em nosso presente? 

      Comarú, Itamar Ferretto (2021-02-23)
      Ao problematizar um documento da década de 1950 em que se se faziam perceber determinadas ações de xenofobia e racismo desenvolvidas por algumas barbearias de Caxias de Sul, um outro ponto seria percebido: haveria, ali, ...
    • Farroupilha/RS e a educação (1934-1948): um município pedagógico 

      Belusso, Gisele (2021-02-24)
      O objetivo do estudo é compreender as ações municipais em prol da Educação no município de Farroupilha/RS. O recorte temporal inicia em 1934 - ano da emancipação de Farroupilha -, por compreender que, a partir de então, ...
    • Constituição semântico-argumentativa do texto pergunta-resposta: uma análise didático-pedagógica com vistas à formação de professores 

      Kullmann, Niuana (2021-02-26)
      O estudo apresentado tem como ponto de partida, e chegada, a necessidade de qualificação das habilidades linguísticas do professor como usuário de língua materna. O trajeto da pesquisa foi fundamentado na Teoria da ...
    • Horizontes da complexidade: a religação dos saberes cuidado de si e autoética como contribuição à atuação docente 

      Soave, Cláudia (2021-03-01)
      As implicações da biopolítica se caracterizam pela capilaridade de um modus operandi que, de certa forma, se converte na sociedade, como uma maneira de viver condicionada às relações de poder-saber, apreendidas do sistema ...
    • Percursos formativos no curso normal regional de São Francisco de Paula-RS (1953-1962): histórias e memórias 

      Daros, Dilnei Abel (2021-03-22)
      A tese situa-se no campo da História da Educação e vincula-se à linha de pesquisa de História e Filosofia da Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul - UCS, em Caxias do Sul no ...
    • A linguagem como trama sistêmica para o ensino jurídico brasileiro 

      Fernandes, Alexandre Cortez (2021-04-29)
      É uma tese em educação e tem por problema basilar verificar o que se deseja ao ensinar o direito, o que se almeja com tal formação, a quem se quer formar no ensino do direito. Tais questões foram decididas para serem ...

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contattaci | Manda Feedback
      Theme by 
      Atmire NV
       

       

      Ricerca

      Tutto DSpaceArchivi & CollezioniData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggettiQuesta CollezioneData di pubblicazioneAutoriTitoliSoggetti

      My Account

      LoginRegistrazione

      DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
      Contattaci | Manda Feedback
      Theme by 
      Atmire NV