Estruturação do observatório brasileiro vitivinícola
Fecha
2019-08-09Autor
Poletto, Graziela
Orientador
Giacomelio, Cíntia Paese
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A capacidade de enfrentar mudanças, desenvolvendo competências para se adaptar, tem sido apresentada como um dos maiores desafios para as organizações. A internacionalização dos mercados e a aceleração do progresso tecnológico conduz as organizações ao imperativo da antecipação e não mais da adaptação. Neste sentido, a utilização da informação para antecipar tendências surge categoricamente para que as organizações estejam preparadas e saibam desenvolver estratégias adequadas. Este movimento tem gerado a criação dos observatórios, que são sistemas organizados para acompanhar a evolução de um fenômeno. No setor vitivinícola não é diferente e a responsabilidade por atender a esta demanda recai sobre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), entidade representativa que reúne os elos da cadeia, sendo viticultores, vinicultores e entidades. Assim, o objetivo deste trabalho é subsidiar o setor vitivinícola com uma plataforma que sustente seu desenvolvimento através da estruturação de um observatório. O Observatório Brasileiro Vitivinícola (OBVV) surge como uma solução que alimenta o setor com informações confiáveis e atuais, tanto retrospectivas quanto prospectivas e que supre uma lacuna teórica de falta de estudos sobre estruturação dos observatórios. Ele centraliza e disponibiliza informações com busca sistematizada e de fácil acesso aos seus usuários. Além disso, é possível compartilhar informações obtidas em eventos que levantem situações que possam demonstrar riscos ao setor vitivinícola. Esta dissertação apresenta o mapeamento dos observatórios existentes, a definição do modelo ideal para o Ibravin, com seus focos e fontes e finaliza com a construção da plataforma. Almeja-se que a consolidação do OBVV promova o fortalecimento da governança e a continuidade da gestão vitivinícola de forma autossustentável, ou seja, que valorize os serviços prestados pelo Ibravin a todos os atores da cadeia vitivinícola e alavanque o movimento de inserção dos produtos brasileiros no mercado internacional.