Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado
Zusammenfassung
Esta tese se filia ao campo de investigação sobre a relação entre juventude e escola, bem como à política educacional que modificou a organização curricular do Ensino Médio do Rio Grande do Sul, ao estimular uma prática pedagógica pautada pelo uso da pesquisa na escola como princípio pedagógico. Esta investigação está centrada em um estudo sobre as vivências de pesquisa na escola presentes na
experiência juvenil e escolar de estudantes do Ensino Médio de uma região do Estado do Rio Grande do Sul. As problematizações deste estudo têm como foco, por meio da interlocução teórica com Paulo Freire, a observação do movimento que parte da curiosidade ingênua, desloca-se para a curiosidade crítica e indaga os indícios de uma possível aproximação à curiosidade epistemológica, com o intuito de
analisar as contribuições da presença da pesquisa educativa no cotidiano da escola, oportunizada pelo Seminário Integrado. Na tessitura desta investigação, defendo a tese de que o Seminário Integrado é uma possibilidade de enfrentamento da crise de sentidos que acomete o Ensino Médio, bem como uma alternativa para conectar as experiências juvenis com as experiências escolares, à medida que provoca uma estreita articulação entre o cotidiano escolar do Ensino Médio e os contextos de vida dos/das jovens que dele fazem parte. Os percursos investigativos seguiram trilhos metodológicos orientados pela trajetória que apoiou o desvelamento da realidade do Ensino Médio Politécnico, além de descrever os caminhos percorridos, envolvendo as paradas de construção e de análise dos dados. Para construção, o itinerário contemplou o estudo exploratório, as entrevistas semiestruturadas e os Grupos
Focais. As vias de tratamento dos dados constituíram-se por meio do Statistical Package for the Social Sciences – SPSS e da Análise Textual Discursiva, mantendo a sociologia do cotidiano e o deslizamento do olhar como percurso permanente de captura e tratamento dos dados construídos. Os principais aportes teóricos selecionados para sustentar teórica e metodologicamente os percursos investigativos, inspirar as descrições, fundamentar as interpretações e reflexões estão fundamentados em John Dewey, François Dubet, Paulo Freire, José Machado Pais, Juarez Dayrell, Nilda Stecanela, Marilia Sposito, Paulo Carrano e Elisete M. Tomazetti, entre outras imersões teóricas. Cinco categorias emergiram das narrativas dos/das jovens estudantes: Escola é assim! É isso e ponto. É isso e pronto.; Desde pequeno a gente é acostumado a ir, ir, ir e nunca perguntar as coisas!; “Entre passado e futuro: tempo de agora e novos horizontes”; “Escola como laboratório da vida cotidiana: uma oficina em movimento, entre regulações e (des)regulações”; “Seminário Integrado e a pesquisa na escola: um portal de passagem”. Algumas paisagens analisadas mostram que a pesquisa na escola aconteceu de modo a permitir que grande parte dos/das jovens estudantes, a partir de seus saberes da experiência prática, da curiosidade espontânea, superaram a ingenuidade. Esse movimento da tríade do conhecimento permitiu transitar no ciclo gnosiológico rumo à reconstrução do conhecimento. Possibilitou, assim, a superação da ingenuidade e da ‘pura opinião’, ao propiciar aos jovens estudantes
distanciamentos da alienação.
Collections
Verwandte Dokumente
Anzeige der Dokumente mit ähnlichem Titel, Autor, Urheber und Thema.
-
Práticas de leitura literária e escrita no ensino médio: a vida em biografema
Maruju, Viviane Cristina Pereira dos Santos (2019-05-29)Implicada com a leitura literária e com a escrita no Ensino Médio, a pesquisa Práticas de Leitura Literária e Escrita no Ensino Médio: a vida em biografema toma uma vida. Sempre uma vida. Assim, uma-vida-de-professora ... -
Uma investigação sobre escalas a partir de uma perspectiva interdisciplinar
Fernandes, Márcia (2014-06-02)O presente trabalho tem por objetivo analisar o papel das ações interdisciplinares na formação do conceito de escala do estudante. Para isso, investigou-se, a literatura e os livros-texto sobre o assunto, assim como a ... -
História e cultura afro-brasileira : proposta de ensino intercultural em uma escola pública do município de Vacaria/ RS
Menegat, Danúbia Bianchi (2023-03-24)Esta pesquisa investiga de que modo a diversidade étnico-racial, em especial, a cultura afro-brasileira, é abordada no currículo do Ensino Fundamental, na disciplina de História, a partir da Lei 10.639/03, que prevê o ...