Percepção do aluno de administração frente estratégias de aprendizagem ativa como inovação ao modelo tradicional de ensino
Data
2019-09-12Autore
Belem, Rudiclér Silveira
Orientador
Motta, Marta Elisete Ventura da
Metadata
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Esta dissertação apresenta uma análise sobre as estratégias de aprendizagem ativa, adotadas no curso de Administração, em IES, da região sul do Brasil. Este trabalho traz a percepção do discente sobre as práticas realizadas em sala de aula, promovendo inovação no processo de ensino-aprendizagem, procurando contribuir para a formação de um administrador apto a realizar suas funções e preparado para solucionar os problemas organizacionais. Como procedimento metodológico, foi utilizada uma pesquisa com abordagem quantitativa. O levantamento das informações à pesquisa quantitativa foi feito via survey, em uma população composta por 304 alunos em 6 instituições, onde as estratégias de aprendizagem ativas já estão
incluídas em seu plano pedagógico. A análise dos dados foi feita por meio de técnicas estatísticas, como análise descritiva, multivariada e análise fatorial exploratória. Resultados apontaram que os alunos estão satisfeitos com as aulas na metodologia ativa frente às metodologias tradicionais, com média de 3,89 em uma escala até 5. Os respondentes também entendem as metodologias ativas como uma inovação (4,14) e percebem que aprendizagem é maior com a metodologia ativa (3,92). Com relação a resultados, os alunos entendem que a interação aumenta com os colegas e docentes durante a aplicação das metodologias ativas, com resultado das médias em 4,17 e 4,05 respectivamente nos dois casos. Como implicação destes
achados de pesquisa, este estudo contribui para uma melhor compreensão da utilização das estratégias de aprendizagem ativa, confirmando que a utilização destes métodos são tendências para a promoção de inovação nas formas de ensino. Como sugestão de estudos futuros, recomenda-se a aplicação deste instrumento em outras IES e cursos diferentes para avaliar se
esta percepção continua presente.