Representações de leitura em crônicas literárias de jornais de Caxias do Sul (1963 a 1983)
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Data
2019-09-13Autore
Bocchese, Marcell
Orientador
Alves, Márcio Miranda
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Esta tese tem como tema as representações de leitura em crônicas literárias de jornais de Caxias do Sul, considerando um recorte temporal que vai de 1963 a 1983. Estudar essas representações de leitura nas crônicas de jornais da cidade de Caxias do Sul, com vista a perceber como o gênero pode, já que é parte de um sistema literário regional, contribuir na promoção da leitura, do livro, de autores e de eventos relacionados ao universo das letras configura-se como objetivo geral proposto. Como
objetivos específicos, destacam-se: investigar o contexto da imprensa escrita de Caxias do Sul, com foco no veículo jornal; divulgar o contexto local de produção literária e sua relação com temáticas relacionadas à leitura a partir do levantamento e do estudo de crônicas literárias publicadas em jornais da cidade; contribuir para a elaboração de uma história da leitura, da literatura e da comunicação da região da Serra gaúcha. O referencial teórico utilizado baseia-se, principalmente, nas áreas da leitura, a partir de Chartier (2002), Ferreira (2004), Leffa (1996), Leyva (2009) e Manguel (1997); das representações de leitura, com as contribuições de Bauer (1995), Chartier (2002), Duveen (1995), Fraisse, Pompougnac e Poulain (1997), John (2004), Marangoni (2012), Moscovici (2003) e Minayo (1995); do sistema literário, a partir de Candido (2000), Even-Zohar (2013) e Stüben (2013); do gosto, via Bourdieu (2007), Magnani (1992), Montesquieu (2005) e Schneider (2008); da crônica, a partir de Melo (2003), Candido (1992), Coelho (2005), Galvani (2005), Martins (1977; 1984) e Moisés (2005); e das
características da imprensa em geral e de Caxias do Sul, com contribuições de Erbolato (1982), Henrichs (1988), Hohlfeldt (2012), Pozenato e Giron (2004), Rodrigues (1988), Rüdiger (2013) e Travancas (2001). A metodologia utilizada é de orientação geral qualitativa. A pesquisa bibliográfica (STUMPF, 2011), a análise documental (MOREIRA, 2011) e a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) são as três modalidades metodológicas empregadas. Conclui-se que o jornal impresso e a crônica literária atuaram na congregação de autor e público e fomentaram a difusão tanto da leitura, quanto de autores, obras, bibliotecas e livrarias.