Recuperação do mercado de facas de cozinha da Tramontina S.A. Cutelaria na Índia
Zusammenfassung
O presente trabalho analisa os processos de vendas da Tramontina para o mercado indiano, que já teve participação nos números da empresa por volta de 5 anos atrás. Essa investigação tem como objetivo principal estruturar o processo de recuperação do mercado de facas de cozinha na Índia e definir claramente as estratégias e ações para o estabelecimento da marca Tramontina como líder nesse segmento, de modo que o ganho de mercado seja constante e longínquo para a organização. Para tanto, foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa, em nível exploratório, tendo como estratégias o estudo de caso, pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa-ação. Os participantes da pesquisa foram os gestores responsáveis por decisões estratégicas e aquelas ligadas à internacionalização, que pudessem contribuir com informações sobre a empresa e seus dados, o trader responsável pelo mercado, que é o responsável pelo presente trabalho, o importador estabelecido no país destino, além de representantes do conselho da empresa. Como resultado, evidenciou-se que a reformulação do planejamento e uma definição clara das estratégias escolhidas, bem como um plano sólido de ações de marketing e fidelização dos consumidores foram cruciais para a recuperação do mercado de facas profissionais na Índia, objetivo geral deste trabalho (sic).