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Aspectos históricos do uso dos uniformes escolares : reflexões no campo da educação e da moda (1940-2000 Caxias do Sul)

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Dissertacao Monica DAndrea Marcon.pdf (5.445Mb)
Data
2014-06-02
Autore
Marcon, Mônica D'Andréa
Orientador
Stecanela, Nilda
Metadata
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Abstract
Esta dissertação procura estabelecer um diálogo sobre os aspectos históricos envolvidos nos usos dos uniformes escolares, considerando um olhar desde o campo da História da Educação e o da Moda. Com base nos pressupostos metodológicos do fundamento do signo da semiótica, analisa fotografias e projetos de uniforme escolar de uma escola confessional de uma cidade localizada no interior do Rio Grande do Sul, perfazendo um estudo de caso. Relaciona as modificações sociais que se refletiram na moda com as consequências notadas no design dos uniformes escolares, com especial atenção sobre o quanto algumas instituições inspiraram e/ou determinaram a forma e a estrutura do vestuário usado na escola, como é o caso do Exército e da Igreja. Combina aspectos associados às tendências pedagógicas do recorte temporal escolhido, com o movimento oportunizado ou limitado do corpo e dos processos de socialização, tendo em vista os materiais disponíveis e a forma como foram sendo adaptados aos uniformes escolares. Busca subsídios interpretativos na história do uniforme escolar, suas ideologias homogeneizadoras e de controle, articulados com a contracultura e destinos demarcados por seus usuários em cada tempo histórico. Relaciona a evolução dos materiais desde o campo da moda, articulando forma, corpo, culturas escolares e culturas juvenis. Além disso, apresenta e analisa algumas representações construídas em torno do uso do uniforme escolar ao longo das seis últimas décadas, tomando como objeto de análise as narrativas produzidas por 21 entrevistados, de ambos os sexos, frequentadores da escola nos anos 1940 a 2000. Nos referenciais teóricos, procura dialogar com autores da Educação, da Filosofia, da Sociologia e da Moda, buscando a argumentação para as análises nos aportes teóricos e metodológicos por eles referidos. Constitui, portanto, uma contribuição científica para olhar o presente envolto pelas culturas escolares, considerando uma perspectiva de análise através das lentes da História de longa duração, combinando moda e educação.
URI
https://repositorio.ucs.br/handle/11338/512
Collections
  • Mestrado Acadêmico em Educação [333]

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