Concepção de avaliação da pedagogia Waldorf: contribuições para a construção de espaços inclusivos
Datum
2019-10-11Autor
León Fernández, Sarai Sánchez de
Orientador
Valentini, Carla Beatris
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A educação inclusiva é assunto de discussão no contexto educacional que transcende as fronteiras nacionais. As escolas e os professores, na tentativa de adaptar-se a essa nova realidade, procuram formas de transformar o antigo sistema e poucas são as respostas disponíveis capazes de assegurar o sucesso de educar alunos com singularidades, compondo um mesmo grupo. Dentre as diferentes alternativas pedagógicas que compõem o marco histórico, as escolas Waldorf ganham popularidade em nível internacional. O método Waldorf segue os preceitos da Antroposofia, abordagem direcionada ao entendimento holístico de questões materiais, emocionais e espirituais do ser humano. Assim, esta dissertação objetiva analisar a proposta pedagógica das escolas Waldorf especificamente no que diz respeito ao seu sistema de avaliação e de que forma este pode contribuir na construção de espaços educativos inclusivos. Para amparar teoricamente esta pesquisa, foi realizado um estudo sobre a pedagogia Waldorf, tendo em vista o diálogo necessário entre educação inclusiva e sistemas de avaliação. Desse modo, este estudo constitui-se em uma pesquisa de caráter documental, em que foram elencados, como fonte de evidências, documentos compilados de quatro escolas Waldorf, sendo duas do Brasil e duas da Espanha. A Análise Textual Discursiva,
com adaptações da pesquisadora, foi o método utilizado para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram quatro categorias: Como avaliar, Caminhos para avaliação, Por que avaliar e A raiz da avaliação. Os achados indicam que as escolas Waldorf mantêm-se fiéis ao método proposto por Rudolf Steiner em todos os contextos, apesar de necessitarem adaptações para se inserirem no sistema educativo legal. Os achados ainda apontam para as contribuições que o sistema de avaliação dessas escolas pode trazer na tentativa de construir espaços educativos inclusivos. Ao mesmo tempo, este estudo identifica que a pedagogia Waldorf não foi inicialmente construída na perspectiva da educação inclusiva.