Um lugar na história da educação para a didática no ensino de requisitos de software (1990-2016)
Fecha
2019-11-11Autor
Valmini, Stéfani Mano
Orientador
Rela, Eliana
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul, na Linha História e Filosofia da Educação. Analisa as práticas didáticas utilizadas por três professores na disciplina de Requisitos de Software, em períodos distintos no ensino superior, a fim de identificar mudanças e permanências na práxis da disciplina, com recorte de 1990-2016. Para sanar tais inquietações, das modificações e permanências na práxis, foram abordadas reflexões a partir da história cultural e história das disciplinas, com Certeau (1982), Burke (2005 e 2010) e Chervel (1990), da didática com Libâneo (1990) e das reflexões sobre Engenharia de Requisitos, com Pohl e Rupp (2014) e Sommerville (2011). A abordagem utilizada foi a pesquisa qualitativa, com metodologia de estudo de caso. A construção empírica se deu por meio de análise documental e com apoio na História Oral. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo a fim de identificar mudanças e permanências nas práticas didáticas da disciplina de Requisitos de Software, no ensino superior, de três professores dentro da delimitação apresentada. Pelas pesquisas já realizadas, ficou evidente a escassez de pesquisas na linha histórica com aproximação das tecnologias, informática e educação computacional. Dessa forma, percebe-se a importância deste trabalho e a necessidade de produção de conhecimento que abordem a história das disciplinas dos currículos de formação dos profissionais informatas. No discurso tecido pelo primeiro professor percebe-se um maior direcionamento a sua formação, nas pesquisas que realizou e a dedicação necessária na época tanto para ser aluno, quanto para ser professor, resultantes da escassez ou mesmo falta de infraestrutura. As mudanças nas práticas e na própria disciplina foram diretamente influenciadas pelas transformações da tecnologia. O segundo professor apresenta um cenário bem distinto, a era da informação havia chegado e com ela uma infinidade de possibilidades didáticas. No discurso do terceiro professor, trago as minhas memórias como aluna e como docente da disciplina, sem a pretensão de traçar conclusões sobre quais eram as melhores práticas, mas sim materializar o registro das modificações e permanências nas práticas didáticas no período investigado. O estudo aponta como achados (a) mudanças de conteúdo, de infraestrutura, das competências da docência (b) permanências nas competências atitudinais, no perfil dos alunos, nos métodos de avaliação (c) necessidade de constituição como campo de investigação a História e Memória dos processos educativos que envolvem a aprendizagem informática, a formação do profissional informata e a informática educativa.
Colecciones
Ítems relacionados
Mostrando ítems relacionados por Título, autor o materia.
-
Software de groupware
Mandelli, Jamur (2017-08-31)O trabalho apresenta um estudo sobre software de groupware, um assunto novo e que vem ganhando importância no mercado. Em um primeiro momento serão vistos conceitos de workflow, groupware e as ferramentas disponíveis ... -
Estudo sobre a qualidade dos processos de desenvolvimento de software
Della Giustina, Daltro (2017-08-30)Este trabalho tem por objetivo principal fornecer um indicador para auxiliar tanto organizações quanto pessoas do ramo de informática a aplicar um sistema de qualidade nos processos de desenvolvimento de seus softwares. ... -
Garantia da qualidade de software : definição de diretrizes para a formação de grupos
Ceccato, Ilmari Vânia (2017-08-31)O objetivo deste trabalho é guiar as empresas desenvolvedoras de software na formação de um grupo de garantia de qualidade de software, bem como facilitar a execução das atividades definidas para este grupo. Serão definidas ...