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Informações de clientes sobre critérios de sustentabilidade utilizados na seleção de restaurantes

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Ver/
Dissertacao Carin Fernanda Fabrim.pdf (895.9Kb)
Fecha
2019-11-18
Autor
Fabrim, Carin Fernanda
Orientador
Conto, Suzana Maria De
Metadatos
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Resumen
No sentido de analisar as informações de clientes sobre critérios de sustentabilidade como fator de seleção de restaurantes, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório. Para tal, como técnica de coleta de dados, utilizou-se o questionário estruturado com perguntas fechadas (de única e de múltipla escolha) e abertas relacionadas à gastronomia sustentável como critério para seleção de restaurantes pelos clientes que estavam hospedados em dois meios de hospedagens localizados em dois municípios da Serra Gaúcha – Rio Grande do Sul: Caxias do Sul (hotel) e Garibaldi (hostel). Os resultados permitem concluir que existe uma preocupação por parte dos participantes da pesquisa em consumir alimentos orgânicos (33,12% das indicações). Esse consumo se dá por motivos de saúde (41,46% das indicações) e por considerarem esses alimentos mais saborosos (20,56% das indicações). Somente 17,42% das indicações dizem respeito ao consumo desses alimentos por haver a preocupação com o meio ambiente. Além disso, verifica-se que as práticas sustentáveis não são os critérios mais utilizados pelos clientes para a seleção de restaurantes, sendo o preço das refeições apontado com o maior número de indicações (14,74%), seguido por 13,25% das indicações para o conforto do restaurante. Apenas 4,30% das indicações estão relacionadas à adoção de ações sustentáveis como critério de seleção de restaurantes. Conclui-se que a sustentabilidade ainda não está internalizada como critério para a seleção de restaurantes. A implantação de práticas da gastronomia sustentável pelos serviços de alimentação permite estabelecer importantes relações entre o serviço oferecido e o cliente, uma vez que, ao efetivar tais práticas, o estabelecimento pode demonstrar maior preocupação com a saúde do consumidor e com os impactos causados pelo setor ao meio ambiente, bem como estimular as comunidades locais ou regionais na adoção de práticas sustentáveis e, dessa forma, promover a cultura e tradição, potencializando o desempenho econômico dessas comunidades.
URI
https://repositorio.ucs.br/11338/5157
Colecciones
  • Mestrado Acadêmico em Turismo e Hospitalidade [192]

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