Sistema de custeio variável: estudo de caso com uma microempreendedora individual (MEI) de confecções de roupas da Serra Gaúcha
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Date
2020-01-30Author
Rosa, Juliana Mello da
Orientador
Denicol, Maria Salete Goulart Martins
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O microempreendedor individual tem tomado espaço no cenário econômico, devido aos benefícios de formalizar seu próprio negócio. Para manter-se competitivo no mercado em que atua, é essencial o controle de seus custos e a correta formação do preço de venda, o que também contribui para o crescimento de seu empreendimento. A formação do preço exige conhecimento em gestão, da concorrência e dos custos. Porém o controle de custos exige organização e registro de informações, que na maioria das vezes não é praticado pelos microempreendedores individuais, que acabam por inviabilizar seus negócios ainda no primeiro ano de atuação. O presente estudo busca responder a seguinte questão: Como os custos interferem na formação de preço de venda dos produtos de uma microempreendedora individual da Serra Gaúcha, utilizando o sistema de custeio variável? Diante do exposto, para responder a questão foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, complementada por estudo de caso com abordagem descritiva. Quanto aos objetivos foram abordados de forma qualitativa. Através dos resultados apurados foi possível analisar os custos variáveis, fixos, despesas, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, projetar demonstração de resultado do exercício e ainda calcular o preço de venda. Com o estudo conclui-se que é necessário reavaliar os preços de venda praticados para aumentar as vendas e garantir a competitividade, não devendo deixar de produzir nenhum produtos pois todos possuem margem de contribuição positiva. Três produtos devem ter seus preços aumentados ou custos reduzidos para garantir a margem de lucro desejada, e os demais podem ser vendidos por preço menor para aumento no volume de vendas. Desta forma, o estudo contribui para a tomada de decisões da microempreendedora individual, possibilitando sua permanência no mercado, pois apresenta dados relevantes sobre os custos dos produtos para definição segura do preço de venda.(sic)