Student quest : criação de uma ferramenta de gamificação para ambiente virtual de aprendizagem baseada em narrativa
Fecha
2019-07-19Autor
Henz, Rovian Franco Antonelli
Orientador
Fardo, Marcelo Luís
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Os ambientes virtuais de aprendizagem atualmente ocupam um espaço de destaque nos meios educacionais. Sua utilização junto à gamificação está potencializando o engajamento de seus usuários. Com base nestes aspectos, esse trabalho apresenta
uma proposta para a aplicação de uma estratégia de gamificação baseada em uma estrutura narrativa em ambientes virtuais de aprendizagem. Essa pesquisa busca utilizar os arquétipos de jogadores definidos por Richard Bartle (1996), juntamente com os elementos de gamificação propostos por Hunter e Werbach (2012), para estabelecer uma forma de gamificação que possa ser acionada pela estrutura narrativa da Jornada do Herói, de Joseph Campbell (2005). Com os resultados alcançados foi possível visualizar de forma clara a aplicação da narrativa no ambiente gamificado (sic).