Relatório de estágio curricular obrigatório em medicina veterinária: clínica cirúrgica de pequenos animais
View/ Open
Date
2019-12-09Author
Lopes, Wesley Renosto
Orientador
Brambatti, Gustavo
Metadata
Show full item recordAbstract
O presente relatório teve por objetivo descrever as atividades realizadas e acompanhadas durante o estágio curricular obrigatório em medicina veterinária realizado na Clínica Veterinária Escola da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (CVE) e no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Paraná (HV) na área de clínica cirúrgica de pequenos animais. O estágio em clínica correspondeu ao período de 1° de agosto a 30 de setembro de 2019 na CVE e início em 1º de outubro a 31 de outubro no HV, perfazendo 579 horas, sob a supervisão do Prof. Dr. José Ademar Villanova Junior e Profª. Dra. Roberta Carareto, respectivamente, ambos sendo sob orientação do Prof. Me. Gustavo Brambatti. Durante esse período foi possível acompanhar e auxiliar os aprimorandos, residentes e professores em consultas clínicas cirúrgicas, procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. A casuística, durante o estágio em clínica cirúrgica correspondeu a 92 procedimentos cirúrgicos e 87 atendimentos clínicos cirúrgicos. Os cães foram os animais mais prevalentes representando 132 indivíduos, enquanto que 22 gatos receberam atendimento no mesmo período. As neoplasias mamárias, ovariohisterectomias e a ruptura de ligamento cruzado cranial foram as mais observadas. Além disso, dos casos acompanhados foram relatados dois procedimentos cirúrgicos: lesão expansiva intramedular causada por um meningioma microcístico em um canino sem raça definida ? relato de caso e o outro uma sindesmoplastia extra-articular com fascia lata autógena para correção de ruptura do ligamento cruzado cranial em canino sem raça definida - relato de caso. Conclui-se que o estágio curricular obrigatório é de grande valia, pois permite a consolidação da formação do profissional, expondo-o a um aprendizado teórico-prático da realidade encontrada no mercado de trabalho. Além disso, permite ao acadêmico aperfeiçoar suas relações interpessoais com pacientes, tutores e colegas de trabalho, proporcionando crescimento profissional e pessoal aos futuros médicos veterinários [resumo fornecido pelo autor].