Experiência pedagógica pela linguagem poética e corporal
Datum
2014-06-03Autor
Maciel, Rochele Rita Andreazza
Orientador
Ramos, Flávia Brocchetto
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
Esta dissertação contempla pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul (PPGEd- UCS), através da Linha de Pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia e tem como foco o estudo da linguagem poética e corporal, na experiência pedagógica educacional. Com a intenção de buscar contribuições nessa linha de pesquisa à temática eleita, o estudo propõe a discussão do problema: “Que relações as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental estabelecem entre poesia e corpo, a partir da vivência de projeto de aprendizagem envolvendo atividades lúdicas, e de que forma tais relações contribuem para seu processo de ensino-aprendizagem?” A dissertação está organizada em quatro capítulos, sendo o capítulo 1 – Alicerce da paisagem das quatro estações: a criança, a linguagem e a aprendizagem; o capítulo 2 – Traços metodológicos da paisagem das quatro estações; o capítulo 3 – Apreciação dos elementos coletados da paisagem das quatro estações; e o capítulo 4 – Combinação dos elementos na constituição da paisagem das quatro estações. Utilizaram-se como referenciais estudos de Ariès (1981); Bordini (1991); Dewey (1959; 1971; 1980); Huizinga (2000); Hauser (1977); Jolibert (1994); Merleau-Ponty (1999); Ostrower (1987); Paviani (2008; 2009); Ramos (2006; 2010); Santin (1987; 1990; 1994); Vygotsky (1998; 2000), entre outros. O método utilizado na pesquisa foi de enfoque qualitativo, acompanhado dos princípios de pesquisa-ação, no contexto de escola privada, em um grupo de 10(dez) crianças de turma multisseriada, com idades entre seis e nove anos. Através de um projeto extracurricular, na modalidade Tempo Integral, criou-se e implantou-se um projeto de pesquisa de leitura de texto literário, chamado “Abrapalavra”. A proposta enfocou a leitura literária de poemas, a partir de ações pedagógicas nas quais predominou a ludicidade, em ações planejadas e mediadas que priorizaram o jogo/a brincadeira, a exploração do corpo e a convivência em grupo. Nesse sentido, apresenta-se um recorte específico da relação que abrange diferentes dimensões da linguagem poética e corporal, através do projeto de aprendizagem “Somos corpo poético”. A partir daí, foram realizados quinze encontros nos quais predominaram atividades lúdicas, a fim de promover a leitura do texto poético associada ao corpo. Toma-se, para análise, a criação de três eixos temáticos: (1º) Leitura da realidade: as primeiras relações das atividades lúdicas envolvendo poesia no corpo. (2º) Relações estabelecidas nas atividades lúdicas envolvendo poesia no corpo; - Da ação de pensar à ação de fazer, nos diferentes momentos pedagógicos; - Do pensar e fazer à ação de refletir;- Do pensar, fazer e refletir à ação da criação poética na linguagem; (3º) Relações arquitetônicas, ao término do projeto, nas atividades lúdicas envolvendo poesia no corpo. A análise dos dados construídos evidencia que a leitura poética é importante para a construção da identidade dos sujeitos, integrando diferentes dimensões da linguagem e fazendo perceber que se podem aprender conhecimentos entrelaçados a nossa forma de pensar, de agir, de sentir, de se expressar. Assim, o projeto de aprendizagem aplicado atinge os objetivos propostos e aponta para a relevância de inserir, nos projetos extracurriculares, elementos significativos para as ações pedagógicas voltadas ao processo ensino-aprendizagem, tais como planejamento, valorização da experiência das crianças e interdisciplinaridade. Por isso, afirma-se que as dimensões da linguagem poética e corporal podem-se relacionar e qualificar o processo educativo na escola e na vida.