História da escola de enfermagem Madre Justina Inês : uma instituição de ensino superior formando enfermeiras em Caxias do Sul/RS (1957-1967)
Datum
2014-06-03Autor
Almeida, Edlaine Cristina Rodrigues de
Orientador
Luchese, Terciane Ângela
Metadata
Zur LanganzeigeZusammenfassung
A presente dissertação, desenvolvida na linha de pesquisa História e Filosofia da Educação,
do Mestrado em Educação da Universidade de Caxias do Sul, pesquisou e analisou a
instalação e organização da primeira Instituição de Ensino Superior na área da saúde. A
Escola de Enfermagem Madre Justina Inês que iniciou suas atividades na formação de
enfermeiras em 1957, deu origem à Universidade de Caxias do Sul, juntamente com outras
quatro instituições, em 1967. O estudo narra a história dessa Escola, enfatizando o processo
de criação, instalação e organização da escola, o currículo e o contexto de formação de
enfermeiras, pensados a partir da história da saúde e da educação. Como referencial teórico, a
dissertação se embasa na História Cultural. Metodologicamente, foi produzida uma análise
documental. Os documentos analisados foram encontrados no acervo do Centro de
Documentação (Cedoc) da Universidade de Caxias do Sul, na antiga Casa Provincial das
Irmãs de São José, em Garibaldi (atual Hotel Mosteiro), no acervo histórico do Pio Sodalício
Damas de Caridade do Hospital Pompéia e no Arquivo Histórico Municipal João Spadari
Adami. Relatórios, fotografias, atas, currículos, regimentos, leis e resoluções constituíram o
corpus documental da pesquisa. O texto está organizado em cinco capítulos, iniciando com as
considerações introdutórias, retratando a trajetória percorrida; a seguir os aspectos históricos
de Caxias do Sul, abordando especialmente as formas de atendimento dado aos doentes, assim
como alguns pontos sobre a história do ensino superior. Na continuidade foi analisada a
estruturação da Escola de Enfermagem Madre Justina Inês, desde a chegada, no Rio Grande
do Sul, das suas fundadoras as Irmãs de São José, até a sua anexação à Universidade de
Caxias do Sul. No quarto capítulo são estudados o primeiro currículo implantado, as
atividades práticas e a instituição colaboradora, o ensino teórico-prático aplicado para a
formação de enfermeiras e as atividades extracurriculares. Por fim, algumas das possíveis
considerações da pesquisa. Observando a organização dos conteúdos programáticos verificouse
os valores e as funções propostos pela escola para a formação das enfermeiras naquele
momento histórico e social. Denotou a formação do profissional enfermeiro centrada no
indivíduo/doença/cura e na assistência hospitalar, incluídos os aspectos preventivos e
curativos da enfermagem, conforme a moral católica, contribuindo assim para o reajustamento
moral e social dos doentes, assegurando às alunas a formação dos hábitos de disciplina
necessários à profissão de enfermeira. Conclui-se que a Escola de Enfermagem Madre Justina
Inês foi um marco significativo na profissionalização das enfermeiras de Caxias do Sul e da
região, diminuindo o número de enfermeiras práticas nos meios hospitalares.